“Netflix’s ‘Kaos’: Um guia básico para os mitos gregos e personagens da série”

Os deuses e seres míticos

Zeus (Jeff Goldblum)

O rei dos deuses e o grande queijo do clima. A série incorpora constantemente a arma característica de Zeus, o raio, ele é costurado em suas roupas e linho, e você vai avistar um raio gigante sob vidro em um dos aposentos do palácio no Olimpo. Kaos também faz mais de algumas referências à infidelidade de Zeus e à sua constante gravidez de mulheres humanas, omitindo notavelmente o elemento de agressão constante para o show (o mesmo acontece com Poseidon e Hades).

Hera (Janet McTeer)

A rainha dos deuses; deusa da sexualidade feminina, fertilidade e casamento; e a esposa (e irmã, como Kaos nos lembra) de Zeus. Hera guarda rancor e muitas vezes busca vingança brutal contra as amantes de Zeus, mas ela contém multidões. Como Fry escreve: \”É fácil descartar Hera como uma tirana e um tédio – ciumenta e desconfiada, tempestade e raiva, a própria imagem de uma esposa amargurada e desprezada (imagino-a jogando adornos de porcelana em súditos incompetentes)…\” Felizmente, McTeer dá a Hera mais o que fazer do que lançar decorações na equipe.

Mas o que acontece com as abelhas? Em Mythos, Fry também escreve sobre o mito grego sobre como a abelha ganhou seu ferrão: No casamento de Zeus e Hera, uma competição para \”o melhor e mais original prato de casamento\” viu uma pequena, zumbidora e alada participante, Melissa, apresentar-lhes mel. Por seus esforços, Zeus concedeu-lhe um ferrão cruel que a mataria se fosse usado. Um casamento adorável.

Poseidon (Cliff Curtis)

Deus do mar e dos terremotos, irmão de Zeus, também irmão de Hera. Governa os oceanos, muitas vezes retratado na arte com um tridente. Em Kaos, Hera e Poseidon são amantes, mas acredito que esta seja uma adição criativa às suas histórias, separadas dos mitos; no mito, ele é casado com a ninfa do mar Amphitrite. Talvez ela apareça na 2ª temporada.

Hades e Perséfone (David Thewlis e Rakie Ayola)

O rei e a rainha do submundo. O irmão de Zeus, Hades, foi designado para administrar o inferno depois que os olímpicos venceram uma grande batalha contra os Titãs (Zeus obteve o céu, Poseidon o mar, Hades o submundo). Powell escreve sobre Hades: \”Ele comandava legiões de demônios. Um mestre implacável, ele nunca permitiu voluntariamente que qualquer um que viesse a ele voltasse à terra dos vivos.\” Perséfone, no mito, foi sequestrada por Hades e enganada a ficar presa lá com a oferta tentadora de seis sementes de romã – então ela deve passar seis meses do ano no submundo, seis meses na Terra. Em Kaos, Covell reescreve essa situação como uma história de amor real entre Hades e Perséfone, e o mito como uma história de má publicidade espalhada por Hera. \”Toda criança na Terra, quando aprende sobre o submundo, pensa que estou lá contra minha vontade\”, diz a Perséfone de Ayola em Kaos.

Dionísio (Nabhaan Rizwan)

O festeiro do Olimpo, Dionísio é o deus do vinho, do hedonismo, do prazer e da loucura. O nome \”Dennis\” aparentemente deriva do que você chama um seguidor de Dionísio, e é notavelmente o nome do gatinho que o deus adota em Kaos.

Como Prometheus menciona na série, a mãe de Dionísio era mortal, uma princesa tebana chamada Sémele cujo destino foi bastante terrível no mito grego. Powell escreve que ela dormiu com Zeus aparecendo \”em toda a sua glória, queimando Sémele em brasa, Hermes salvou o feto e o levou a Zeus, que o costurou em sua coxa. Três meses depois, ele removeu os pontos e Dionísio nasceu novamente.\” (Fique comigo?) Em Kaos, Sémele foi transformada em uma abelha fora da tela por Hera (o destino de todas as amantes humanas de Zeus no show), mas Sémele é de fato queimada por um Zeus furioso no final da 1ª temporada.

Na mitologia grega, Dionísio também é o marido de Ariadne – e no episódio final de Kaos, fica claro que Dionísio avistou seu futuro amor mortal. Nós o deixamos parado do lado de fora do palácio de Cnossos. Então, talvez a 2ª temporada?

Prometheus (Stephen Dillane)

Nosso humilde narrador, um Titã barbudo suspenso em grilhões de uma face de penhasco, é Prometheus (interpretado por Stephen Dillane). Ele e Zeus fizeram humanos de barro, então ele irritou seu amigo tempestuoso ao dar-lhes fogo, então ele está condenado a ter seu fígado bicado por uma águia todos os dias. Embora seja uma jogada lendária de Covell, o amor de Prometheus por Caronte é apenas no show.

Medusa (Debi Mazar)

Apesar das aparências, Medusa tem uma história trágica no mito grego. Conhecida como uma Górgona com cabelos de serpente, sua história é melhor contada por Mary Beard em Women and Power: \”Existem muitas variações antigas na história de Medusa. Uma versão famosa a apresenta como uma bela mulher estuprada por Poseidon em um templo de Atena, que prontamente a transformou, como punição pelo sacrilégio (punição para ela, observe), em uma criatura monstruosa com uma capacidade mortal de transformar em pedra qualquer um que olhasse para seu rosto. Mais tarde, tornou-se a tarefa do herói Perseu matar esta mulher, e ele cortou sua cabeça usando seu escudo brilhante para evitar ter que olhar diretamente para ela.\”

Em Kaos, ela é funcionária de nível médio no submundo. Justiça para Medusa.

Caronte (Ramon Tikaram)

Caronte é o barqueiro do submundo, levando os espíritos dos mortos através do rio Estige (nomeado por \”Ódio\”) e Aqueronte (ou \”Desgraça\”). Fry escreve: \”Lá, o severo e silencioso Caronte estendeu a mão para receber seu pagamento por transportar as almas através do Estige. Se os mortos não tivessem pagamento a oferecer, eles teriam que esperar na margem cem anos antes que o pouco generoso Caronte concordasse em levá-los.\” Pessoas como Eurídice e Caenêus em Kaos não têm dinheiro para pagar Caronte (seus entes queridos roubaram as moedas com as quais foram enterrados), então eles são enviados ao Centro para os Não Resolvidos.

A tripulação de Caronte em Kaos tem versões de cachorro farejador de tamanho normal do grande cão de três cabeças do submundo, Cérbero. Além disso, Caronte fala sobre a Scylla na série, uma criatura marinha que mastiga o companheiro de aventura no submundo de Orfeu. No mito, a Scylla é uma besta que já foi uma deusa marinha – mas irritou a feiticeira Circe. Além disso, os pais de Caronte são Érebo (personificação das trevas) e Nix (deusa da noite), então suas tendências emo são hereditárias.

As Fúrias (Natalie Klamar, Cathy Tyson e Donna Banya)

O trio conhecido como As Fúrias (também chamadas de Erinyes) existe para punir os malfeitores. Chamadas de Tísfone, Megêra e Alecto, elas navegam por Kaos aplicando justiça, embora isso não pareça ser o caso. Hamilton escreve: \”Os poetas gregos pensavam nelas principalmente como perseguindo os pecadores na Terra. Elas eram inexoráveis, mas justas.\” Kaos felizmente deixa de fora a história de origem das Fúrias: Diz-se que elas surgiram do sangue no chão depois que o deus primordial do céu Urano foi castrado por seu próprio filho Cronos. Nossa.

Os Moiras (Sam Buttery, Suzy Eddie Izzard e Ché)

Cloto, Lachesis e Atropos, as três profetas de Kaos, são conhecidas coletivamente como As Moiras. Elas são um trio fundamental na mitologia grega, escrevendo profecias e declarando que \”saber é a nossa praia\”. Como Graves escreve, Cloto é a \”fiadora\”, Lachesis (ou Lachy em Kaos) é a \”medidora\”, e Atropos é aquela \”que não pode ser virada ou evitada\” – sim, elas empunham as tesouras imponentes do destino. Como vemos em Kaos, o relacionamento de Zeus com As Moiras é tempestuoso. Graves escreve: \”Zeus, que pesa a vida dos homens e informa As Moiras, pode, diz-se, mudar de ideia e intervir para salvar quem quiser, quando o fio da vida, fiado no fuso de Cloto, e medido pela vara de Lachesis, está prestes a ser cortado pelas tesouras de Atropos.\” Mas ele também escreve que \”o próprio Zeus está sujeito às Moiras.\”

Polifemo (Joe McGann)

O cíclope Polifemo vem na forma de um dono de bar com tapa-olho chamado Poly em Kaos. Polifemo é filho de Poseidon e da Oceanide Tosa, e seu grande papel vem em A Odisseia, quando ele captura a tripulação de Odisseu em sua caverna siciliana quando a encontram cheia de ovelhas. Em Metamorfoses, Ovídio o descreve como um \”anfitrião desumano, que fazia suas refeições sangrentas / Com membros dilacerados de seus hóspedes abatidos.\” Sim, ele come alguns deles, depois adormece (mas não antes de bloquear a saída com uma pedra). Odisseu supera Polifemo ficando bêbado e cegando-o, e a tripulação se amarra às barrigas das ovelhas na caverna, que então saem andando. Nada disso acontece em Kaos, o que é uma pena.

Os humanos

Eurídice e Orfeu (Aurora Perrineau e Killian Scott)

Preferindo \”Riddy\” na série, Eurídice é a protagonista do mito grego, no qual ela morre no dia do seu casamento. Diz a história que o deus menor Aristêu tentou agredir Eurídice; ela correu, pisou em uma cobra venenosa que a mordeu e morreu. É horrível. Seu marido de luto, Orfeu (um cara com superpoderes musicais ou uma lira realmente boa do deus sol Apolo), viaja ao submundo para recuperá-la. Graves escreve que Orfeu \”não apenas encantou o barqueiro Caronte, o Cão Cérbero e os três Juízes dos Mortos com sua música melancólica, mas também acalmou temporariamente as torturas dos condenados.\” Esse cara deve ser bom.

Tendo conquistado o inferno com suas melodias, Orfeu faz um acordo com Hades (Higgins escreve que foi ideia de Perséfone) para levá-la para fora contanto que ele não olhe para trás. Spoiler: ele faz. Eurídice é uma alma passiva perdida para sempre no mito, ao contrário da série, onde ela recebe sua própria agência no submundo e tem permissão para voltar à Terra (graças a Perséfone).

Caenêus (Misia Butler)

Em Kaos, Caenêus é um homem trans que teve que deixar sua casa com o grupo de guerreiras femininas as Amazonas, mas foi então assassinado por elas, declarado um \”traidor\” à sua tribo. É uma história terrível, impulsionada por TERFs, de ódio. No mito, Caenêus é de fato um homem trans, mas não das Amazonas. Graves escreve que Caenêus, uma ninfa, pediu para ter seu sexo mudado por seu amante Poseidon.

Ariadne e Teseu (Leila Farzad e Daniel Lawrence Taylor)

Duas figuras inerentemente interligadas na mitologia grega, Ariadne e Teseu são mais comumente associados à história do Minotauro – o mesmo vale para eles em Kaos. Filha do Rei (não do Presidente) Minos, Ariadne não tem um gêmeo na mitologia grega, mas seu meio-irmão é o Minotauro – mais sobre isso abaixo. (Kaos chama seu irmão Glaucus, por um deus do mar.) Teseu, às vezes referido como filho de Poseidon, é recrutado para matar o Minotauro no labirinto sob o palácio de Minos em Cnossos.

Em Kaos, Ariadne é apaixonada por Teseu, mas ele está apaixonado por Nax. Na mitologia grega, Teseu abandona Ariadne em uma ilha chamada Naxos depois que ela o ajuda a matar o Minotauro (rude). No mito, Ariadne acaba se casando com Dionísio – o que o show indica no episódio final é para onde a próxima temporada pode ir.

Pasífae (Shila Ommi)

Conhecida como Pas em Kaos, a Primeira Dama de Creta é a esposa do Rei Minos no mito. Pasífae é na verdade a mãe do Minotauro – algo que Covell adapta inteligentemente para Kaos. Hamilton descreve o Minotauro como \”meio touro, meio humano, descendente da esposa de Minos, Pasífae, e um touro maravilhosamente bonito. Poseidon havia dado este touro a Minos para que ele o sacrificasse a ele, mas Minos não suportou matá-lo e o manteve para si. Para puni-lo, Poseidon fez Pasífae se apaixonar loucamente por ele.\” Bing, bang, boom, você tem um Minotauro – e um rei pronto para aprisionar a besta com a ajuda de um inventor…

Dédalo (Mat Fraser)

O grande inventor, designer e arquiteto, Dédalo está à disposição do Rei Minos. Hamilton escreve sobre o labirinto que ele foi encarregado de construir para conter o Minotauro como \”um lugar de confinamento para ele do qual a fuga era impossível.\” Infelizmente, quando Dédalo e seu filho Ícaro foram presos no labirinto, o plano de fuga de Dédalo com asas construídas deu errado quando Ícaro voou perto demais do sol. Isso é mencionado em Kaos, mas no show, Daedelus diz que Ícaro construiu as asas para escapar do palácio depois de perceber o papel de seu pai ao ajudar Minos a aprisionar o Minotauro. No mito, um grupo de jovens atenienses era sacrificado ao Minotauro no labirinto regularmente, então Teseu é chamado para matar o Minotauro (Ariadne o ajuda, com a ajuda de Dédalo). Em Kaos, é Minos quem mata o Minotauro, seu próprio filho em uma tentativa de frustrar sua própria profecia.

Hécuba e Andrômeda (Gilian Cally e Amanda Douge)

As duas mulheres convocadas para o palácio do Presidente Minos no episódio 3 são Hécuba e Andrômeda. Elas são as mulheres mais poderosas dos troianos, ambas escravizadas após a Guerra de Tróia – em Kaos, elas vivem nas mesmas condições abjetas sem direitos que o resto dos refugiados troianos. Andrômeda é uma princesa tebana casada com o príncipe troiano Heitor, que morre pelas mãos de Aquiles. Seu filho, Astinax, aparece em Kaos como um rebelde troiano e amante de Teseu. No mito, ele é jogado das muralhas de Tróia quando bebê (em Kaos, embora ele chegue à idade adulta, ele é executado e pendurado na muralha do palácio de Cnossos). Hécuba é a Rainha de Tróia, casada com o Rei Priamo, e mãe de Heitor.

Nax (Daniel Monks)

Além de Hécuba e Andrômeda, há muitos troianos em Kaos, abalados pelos eventos da Guerra de Tróia. Eles são marcados pela linha em seu nariz na série e perseguidos cruelmente pelos cretenses. Astinax, um príncipe troiano e filho de Andrômeda e Heitor, é chamado de Nax na série, forçado a viver com os troianos no subúrbio decadente de Creta chamado \”Troytown\”, sem direitos de cidadania. Ele é o amante de Teseu em Kaos e responsável pela pilha literal de merda na estátua dos deuses. Ele é o líder dos Sete Troianos, como são chamados na série, um grupo de vigilantes que protesta contra a opressão pelos cretenses – e são executados publicamente pelo presidente. É uma referência às crianças jogadas das muralhas de Tróia pelo exército grego durante o saque da cidade.

Cassandra (Billie Piper)

Profetisa e princesa de Tróia, Cassandra recebeu o dom da profecia de um Apolo sedento – incluindo visões de toda a Guerra de Tróia e do negócio do cavalo (o personagem de Billie Piper menciona isso no episódio 1). Cassandra não queria sair com o deus ou algo assim (ugh, homens com direito adquirido), então Apolo garantiu que ninguém acreditaria em suas premonições. \”Ela gritou e gritou por toda a cidade\”, escreve Homero em A Ilíada sobre Cassandra alertando os troianos sobre a violência que se aproxima. Acontece que os gregos antigos já conheciam a agonia de as mulheres não serem acreditadas.

Hipólita e Crixus (Selina Jones e Slavko Sobin)

Em Kaos, Ariadne e Teseu assistem ao Munis, uma luta de gaiola ao estilo Mad Max até a morte. Os lutadores são chamados de Carl Crixus de Esparta (nomeado para o gladiador da Gália) e Hipólita (nomeado para a Rainha das guerreiras femininas conhecidas como Amazonas, e filha de Ares’ deus da guerra, que está associado à história dos 12 Trabalhos de Hércules). Em Kaos, Hipólita também é quem assassinou Caenêus.

Os locais

Monte Olimpo

Lar dos deuses. É tudo o que você precisa.

O Submundo

muita geografia coberta em Kaos quando se trata do submundo. Quando Eurídice chega pela primeira vez, ela é colocada na grande balsa que atravessa o rio Estige (ver Caronte para mais informações sobre isso). Então, o porto de Asphodelos em Kaos é nomeado em homenagem aos Campos de Asphodelos, prados de flores fantasmagóricas na primeira área do submundo, como Graves descreve, \”onde as almas dos heróis permanecem sem propósito entre a multidão de mortos menos distintos que chilreiam como morcegos.\”

Então há o rio Lete, que também aparece em Kaos como o corpo d’água que as pessoas atravessam a nado para chegar ao Quadro. No mito, o Lete (nomeado por \”esquecimento\”) é um rio no submundo em que as pessoas podem literalmente apagar suas memórias. O palácio de Hades e Perséfone é outra região do submundo, e em Kaos, é um testemunho moderno de meados do século de administração de nível médio.

Uma coisa que Kaos não menciona é que o submundo tem um Bom Lugar e um Mau Lugar: Elísio e Tártaro. Talvez na 2ª temporada?

Creta e o Palácio de Minos em Cnossos

No mito, o grande palácio do Rei Minos em Cnossos, em Creta, era o lar de um labirinto subterrâneo onde um Minotauro vagava – e é onde a maior parte da ação de Kaos se passa. Veja acima para a história de Ariadne e Teseu.

Vila Trácia

O lar de Eurídice e Orfeu em Creta, em Kaos, é nomeado em homenagem à Trácia, uma região ao norte da Grécia antiga associada a Orfeu.

Panópeu

A boate onde conhecemos Dionísio, vista no episódio 1, é chamada de Panópeu. De acordo com Fry, Panópeu pode ter sido o lugar onde Zeus e Prometheus decidiram procurar o barro para construir humanos: \”A história não concorda sobre exatamente onde Prometheus e Zeus foram para encontrar a melhor argila para realizar o plano. Fontes antigas, como o viajante Pausanias no século II d.C., afirmaram que Panópeu em Fônios foi o lugar.\”

A Caverna

Embora se diga que a entrada do submundo era, de fato, uma caverna, em Kaos, a maior correlação entre a mitologia grega e esse local de bar é seu dono. Verifique a seção Polifemo acima para a história de Odisseu e Poly.

Tyndareus Gasoline

Em Kaos, você verá um posto de gasolina chamado Tyndareus Gasoline. Ele é nomeado em homenagem ao rei de Lacedemônia que se casou com a princesa etolia Leda, que foi impregnada por Zeus na forma de um cisne, resultando em Helena de Tróia. Tyndareus e Leda também tiveram Clitemnestra, que se casou com o Rei Agamenon, o grande comandante grego na Guerra de Tróia. Muitas conexões troianas aqui.

Menção notável: O corredor de cereais

Um abraço para os cenógrafos de Kaos, que estocaram um corredor de cereais inteiro cheio de referências à mitologia grega:

  • Gaea’s Granola: um cereal integral em homenagem à deusa da Terra.

  • Achilles’ Heels: cereal em forma de pé para o herói grego cuja mãe perdeu um ponto quando o mergulhou na imortalidade.

  • Spartan Crunch: Feito com 10% de mel do Olimpo, um cereal em homenagem ao antigo inimigo de Atenas.

Como assistir: Kaos está disponível no Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima