“
A espaçonave Starliner da Boeing está emitindo sons estranhos no espaço
A espaçonave Starliner da Boeing, que já enfrentou problemas em suas missões anteriores, está causando novas preocupações para a NASA. O comandante da missão, o astronauta Barry \”Butch\” Wilmore, relatou ter ouvido sons estranhos vindo de um alto-falante dentro da cápsula espacial. Os sons foram descritos como um \”blooping\” persistente, semelhante ao sinal de sonar de um submarino.
O controle da missão em Houston ainda não conseguiu determinar a origem ou a causa dos sons. A NASA e a Boeing não responderam a perguntas sobre o incidente. A única peculiaridade observada por Wilmore foi o som transmitido pelo alto-falante, sem outros problemas ou configurações incomuns na cápsula.
A Starliner está atualmente acoplada à Estação Espacial Internacional e está programada para retornar à Terra em 6 de setembro de 2024. O retorno será um voo não tripulado. A agência espacial espera coletar mais dados durante o retorno e melhorar o sistema para futuros voos para a estação espacial.
A Starliner já enfrentou vários contratempos, incluindo problemas de propulsão durante seu voo de teste tripulado em junho de 2024. Esses problemas levaram a NASA a decidir que Wilmore e sua colega, a piloto Sunita \”Suni\” Williams, retornariam à Terra em uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, em vez da Starliner. Wilmore e Williams permanecem na Estação Espacial Internacional como membros da tripulação regular, com previsão de retorno em fevereiro de 2025.
“