“Urso ‘Chunk’ comeu 135.000 calorias em 10 horas e ainda não acabou”

Urso ‘Chunk’ comeu 135.000 calorias em 10 horas e ainda não acabou

Imagine não comer por meio ano.

Para os ursos do Alasca do Parque Nacional e Reserva Katmai, a longa fome do inverno sempre paira sobre eles. Então eles comem. E comem. E tentam engordar muito, porque eles precisam sobreviver com suas reservas de gordura por meses. É por isso que, nesse reino selvagem do norte, um urso gordo é um urso saudável.

Um dos ursos maiores e mais dominantes do Rio Brooks de Katmai – uma região do parque congestionada de salmões que é transmitida ao vivo pelas webcams do explore.org – é o urso 32, ‘Chunk’. Como um grande urso dominante, ele ganha acesso aos locais de pesca mais produtivos, permitindo que um urso já grande cresça enormemente.

‘Por todas as medidas ursinas, Chunk tem sido bem-sucedido. Ele é talvez o maior urso do Rio Brooks’, disse Mike Fitz, ex-guarda florestal do parque Katmai e atualmente naturalista residente do explore.org, ao Mashable.

Fitz estima que Chunk atualmente pesa 1.200 libras. E o urso ainda tem um mês de consumo intenso de salmão pela frente.

Um único salmão sockeye pode conter cerca de 4.000 calorias. Portanto, um urso como Chunk, que captura peixes repetidamente no Rio Brooks, come dezenas de milhares de calorias por dia. Mas no dia 26 de agosto, Chunk superou a si mesmo.

Observadores ávidos da câmera de urso, que documentam o comportamento dos ursos durante todo o verão, informaram Fitz que Chunk comeu incríveis 45 salmões em cerca de 10,5 horas de pesca. Fitz testemunhou pessoalmente conquistas semelhantes, tendo assistido o gigante urso 747 de Katmai consumir 15 salmões em três horas.

As calorias em cada peixe consumido por Chunk provavelmente variaram nesta época tardia da estação, pois alguns peixes desovaram (liberando ovos no leito de um rio) e outros não. Fitz estima que cada peixe continha uma média de 3.000 calorias.

‘Isso significaria que Chunk consumiu 135.000 calorias em um dia’, admirou-se Fitz. ‘Esta é uma evidência direta de seu trabalho árduo e sucesso na preparação para a hibernação de inverno.’

Essas câmeras transmitidas ao vivo capturam uma visão não filtrada do comportamento dos ursos. Algumas delas são encantadoras e, às vezes, são cruéis.

Chunk está frequentemente sob a observação da câmera mais assistida, que está presa a uma plataforma de observação de ursos ao lado da cachoeira do rio. Portanto, suas façanhas são frequentemente observadas. No início deste verão, por razões desconhecidas, ele atacou um filhote que havia caído da cachoeira e passou perto dele no rio. Em seu mundo hipercompetitivo, os ursos às vezes se atacam ou atacam ursos mais jovens, mas o impulso pode permanecer incerto.

‘Podemos ver seus momentos de alegria’, disse Fitz em um bate-papo ao vivo online discutindo o ataque. ‘No entanto, as webcams são ao vivo, a filmagem não é censurada. Também vemos os ursos enfrentando dificuldades, fome, ferimentos, dor e até a morte.’

No próximo mês ou mais, os ursos já rechonchudos de Katmai continuarão a explorar qualquer salmão que restar no rio. Eles perderão até um terço de seu peso corporal durante a hibernação, portanto, quanto mais gordura acumularem, maiores serão as chances de sobrevivência.

A cada ano, o parque celebra o sucesso desses animais em seu reino selvagem, um evento online chamado Fat Bear Week. Chunk será claramente um favorito. Embora ele certamente terá alguma competição ursina.

‘Chunk está pronto para ser um dos principais candidatos na Fat Bear Week 2024’, disse Fitz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima