“
Um protótipo de van elétrica da Arrival está à venda no eBay
Você pode ter um pedaço da história dos veículos elétricos de uma das histórias mais tristes da indústria até o momento. A fabricante britânica de vans elétricas Arrival já foi avaliada em bilhões de dólares e tinha um bom negócio para transformar a frota de vans marrons icônicas da UPS em veículos elétricos. Em alguns anos, o depósito da Arrival se tornou uma casca vazia e seus veículos elétricos elegantes e as peças restantes foram vendidas para quem pudesse pagar o maior lance. Agora, um dos primeiros protótipos da Arrival vendidos em leilão após a queda da empresa encontrou seu caminho para o eBay.
O vendedor diz que trabalhou para a Arrival antes que a empresa fechasse no início deste ano. Ele escreve na descrição que a van de pré-produção da Arrival é "a única van Arrival Gamma conhecida em funcionamento e totalmente operacional disponível", e foi comprada em junho no leilão de liquidação da Arrival por uma quantia não divulgada.
A van Arrival Gamma parece estar em bom estado de funcionamento. Ela possui portas elétricas deslizantes e uma interface de tela sensível ao toque no painel. As prateleiras ainda estão intactas e o proprietário sugere que ela pode ser usada como uma "campervan". O maior lance até sexta-feira é de £ 5.600 ou aproximadamente US$ 7.368.
A Arrival pretendia fazer para os veículos de entrega o que o Tesla Model S fez para os automóveis. A empresa foi fundada em 2015 e construiu 25 vans em 2021 para testes. A Arrival se comprometeu a construir uma frota de 10.000 veículos para a UPS para entregar pacotes nos EUA e na Europa. Os cofres da empresa diminuíram para US$ 205 milhões até o final de janeiro de 2023. Seu foco foi encurtado para apenas o mercado de entrega dos EUA e os planos foram descartados para expandir sua frota de veículos elétricos para ônibus e carros para serviços de transporte por aplicativo. A empresa continuou fazendo cortes até que a Arrival finalmente fechou as portas no ano seguinte.
A tentativa da Arrival de tornar os veículos de entrega mais eficientes em termos de energia foi uma ideia nobre e não foi a única empresa a fazê-lo. A Amazon contratou a fabricante de vans elétricas Rivian para construir 100.000 veículos para sua frota de entrega até 2030. A Ford também projetou e lançou uma van E-Transit totalmente elétrica para consumidores e empresas como o Walmart.
“