“Sonda espacial captura imagens deslumbrantes ao passar entre a Lua e a Terra”

Sonda espacial captura imagens deslumbrantes ao passar entre a Lua e a Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou um vídeo em time-lapse de sua sonda Jupiter Icy Moons Explorer (Juice) passando pela Terra e pela Lua, em um primeiro voo lunar-terrestre.

A manobra faz parte da trajetória para impulsionar a espaçonave até Júpiter. \”Timelapse! Aumente o volume, sente-se e aprecie o voo lunar-terrestre do #ESAJuice em toda sua glória\”, postou a agência espacial online.

No primeiro voo lunar-terrestre, a sonda utilizou a gravidade dos objetos para se impulsionar em direção a Vênus, onde chegará para outro voo e impulso em 2025. A Juice irá então passar pela Terra mais duas vezes antes de escapar para o distante sistema solar. A chegada a Júpiter está prevista para 2031, quando a sonda irá sobrevoar 35 das luas geladas do gigante gasoso.

Você pode assistir ao time-lapse abaixo. É possível ver a sonda, com suas antenas e instrumentos, em primeiro plano das vistas da Lua e da Terra.

A espaçonave Juice utiliza dois grandes painéis solares em forma de cruz, os maiores já construídos para uma missão interplanetária, explica a ESA. Isso porque a radiação solar em Júpiter, que fica em média a 778 milhões de quilômetros do Sol, é 25 vezes mais fraca do que na Terra.

\”Isso faz da JUICE a maior ‘usina solar’ do Sistema Solar\”, escreveu a ESA. Ela tem 21,7 metros de largura.

A missão estudará mundos como Europa, uma lua coberta de gelo que se acredita ter um mar volumoso abaixo de sua camada de gelo, além das grandes luas Ganimedes e Calisto. Ganimedes, que é maior que Mercúrio, é o principal alvo da Juice, e a sonda não apenas passará por essa lua – ela irá orbitá-la. Assim como Europa, Ganimedes é esticado e comprimido pelo gigante gasoso Júpiter, um processo que gera calor.

\”Esse calor poderia impulsionar alguma atividade tectônica e fornecer uma das condições necessárias para que a vida emerja: uma fonte de energia\”, explica a ESA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima