“Som misterioso em Starliner intriga astronautas na ISS”

Som misterioso em Starliner intriga astronautas na ISS

A nave espacial Starliner, da Boeing, está programada para se desacoplar da Estação Espacial Internacional (ISS) e retornar à Terra sem tripulantes em poucos dias. No entanto, parece que ela ainda guarda alguns mistérios antes de sua partida.

No sábado, o astronauta Butch Wilmore alertou o Controle da Missão da NASA sobre um “som estranho” inexplicável vindo de um alto-falante na nave espacial. É possível ouvir o som em um clipe de áudio da conversa compartilhado em um fórum do NASASpaceflight pelo meteorologista Rob Dale. O som, que começa por volta dos 45 segundos, é um sinal constante e rítmico. “Não sei o que está causando isso”, disse Wilmore.

A NASA declarou posteriormente que o som cessou e atribuiu o incidente a uma configuração de áudio entre a ISS e a Starliner. De acordo com a agência espacial, foi apenas um retorno de som do alto-falante.

O som causou confusão no fim de semana. Depois de confirmar com o Controle da Missão no sábado que eles também conseguiam ouvir o som, o controlador de voo em Houston disse: “Era como um som pulsátil, quase como um ping de sonar”. Wilmore então deixou o som tocar por mais cerca de 20 segundos antes de encerrar a chamada. “Só para garantir que estamos na mesma página, isso está vindo do alto-falante da Starliner”, perguntou o Controle da Missão, “você não percebe mais nada, outros ruídos, alguma configuração estranha lá dentro?” O astronauta observou na época que tudo mais parecia normal.

“O sistema de áudio da estação espacial é complexo, permitindo que várias espaçonaves e módulos sejam interconectados, e é comum experimentar ruídos e retorno”, disse a NASA em sua explicação. “A tripulação é solicitada a entrar em contato com o controle da missão quando ouvem sons originados no sistema de comunicação.” O incidente não afetou a tripulação ou o cronograma de partida da Starliner, acrescentou.

A espaçonave da Boeing está acoplada à ISS desde o início de junho, e os engenheiros estão tentando solucionar os problemas que surgiram durante seu primeiro voo com tripulantes. Quando a Starliner finalmente retornar à Terra em 6 de setembro, ela deixará sua tripulação — Wilmore e a astronauta da NASA Suni Williams — na ISS, onde eles continuarão trabalhando pelos próximos meses enquanto aguardam uma carona de volta da SpaceX em fevereiro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima