“
Segunda posse de Trump: detalhes da transmissão ao vivo, convidados e início dos poderes presidenciais
Em 20 de janeiro, após um primeiro mandato conturbado e um ano eleitoral tenso — além de dois impeachments e uma condenação por crime, algo inédito para um presidente dos EUA —, o presidente eleito Donald Trump será empossado pela segunda vez. A cerimônia de posse acontecerá às 12h (horário do leste dos EUA).
Observadores de perto e de longe se preparam para a cerimônia com a respiração suspensa, pois muitos se mantêm vigilantes em relação aos comentários do presidente após seu discurso de incitação à insurreição. Mas a bem-sucedida campanha eleitoral do presidente pode sinalizar uma transição presidencial muito mais calma desta vez.
Os eventos de posse terão uma programação de atividades relativamente menor do que em anos anteriores, utilizando um fundo de comitê de posse de US$ 170 milhões. Os artistas dos bailes de posse incluirão um time de artistas country, incluindo nomes como Carrie Underwood, Rascal Flatts, Kid Rock, Billy Ray Cyrus e Lee Greenwood. O grupo Village People se apresentará em eventos durante todo o fim de semana, e o cantor de ópera Christopher Macchio cantará o hino nacional durante a cerimônia.
Entre os convidados confirmados estão o presidente Joe Biden, o presidente Barack Obama, o presidente George W. Bush e a primeira-dama Laura Bush, bem como o presidente Bill Clinton e a ex-candidata presidencial Hillary Clinton. Trump também convidou vários líderes políticos internacionais, o que pode resultar em um comparecimento sem precedentes de líderes mundiais na história da cerimônia de posse. O presidente argentino Javier Milei confirmou sua presença, enquanto o presidente chinês Xi Jinping enviará um enviado oficial.
E o círculo tecnológico de Trump estará na primeira fila, incluindo Zuckerberg, Elon Musk, Jeff Bezos e, segundo relatos, Sam Altman da OpenAI.
Os eventos de posse começarão no sábado, 18 de janeiro, com a cerimônia de posse acontecendo às 12h, horário do leste dos EUA, na segunda-feira, 20 de janeiro. A cerimônia será transmitida ao vivo em todas as principais redes (ABC, CBS, CNN, Fox News, MSNBC, NBC e PBS), bem como na CSPAN. Para streaming online, os espectadores podem acessar as transmissões ao vivo oficiais no YouTube.
Os espectadores também podem transmitir a posse por meio dos hubs de notícias ao vivo em suas plataformas de streaming favoritas, como ABC para Disney+ e CNN para Max, ou diretamente no site da Casa Branca.
Muitos que sintonizarem a cerimônia de segunda-feira se perguntarão quando Trump poderá exercer seus poderes executivos. A partir do momento da eleição até o dia da posse (cerca de 75 dias), a administração entrante de Trump estará reforçando uma lista de funcionários e voluntários de transição para auxiliar em uma transferência de poder mais suave. Durante esse tempo, o presidente eleito também terá anunciado suas escolhas para nomeações importantes.
Uma fase de “transferência” pós-posse começa então, enquanto a nova administração entra em um período de blitz de 200 dias com o objetivo de consagrar o máximo possível de vitórias políticas iniciais. No primeiro dia de sua presidência, Trump terá a capacidade de assinar ordens executivas e reverter políticas existentes, algo que ele já prometeu fazer. Os especialistas antecipam que o novo presidente abordará tarifas, imigração e políticas ambientais quase imediatamente — algumas dessas prioridades, incluindo tarifas e quaisquer reversões de funcionários federais, terão efeitos imediatos, enquanto outras atuarão de forma mais simbólica.
Trump também obterá imediatamente poderes de clemência executiva, permitindo-lhe perdoar e comutar as sentenças de indivíduos. Os americanos também podem esperar mais anúncios de nomeações e contratações no período pós-posse.
“