“
Epic Games processa Google e Samsung por dificultar o download do Fortnite
A Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, está processando novamente o Google, mas também incluiu a Samsung como ré no processo. Dessa vez, o alvo é o recurso Auto Blocker da Samsung.
Na última ação judicial, a Epic Games alega que o recurso Auto Blocker da Samsung está dificultando a instalação da Epic Games Store nos dispositivos Samsung mais recentes. Isso ocorre porque a Samsung agora ativa o Auto Blocker por padrão, o que permite a instalação de aplicativos apenas da Google Play Store e da Samsung Galaxy Store, e impede a instalação de aplicativos de terceiros, a menos que você desative a função. O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, sugere até que o Google e a Samsung estão trabalhando juntos, embora admita que não há evidências concretas para essa alegação.
Sean Hollister, do The Verge, colocou essas alegações à prova e descobriu que seu smartphone Samsung realmente o impediu de instalar a Epic Games Store, mas não foi tão simples. Não havia instruções sobre como desativar o Auto Blocker. Ele então pesquisou “desativar o bloqueador automático” na barra de pesquisa, o que gerou resultados, mas exigia passar por várias telas.
Além de vencer o Google e provar legalmente que o Google tinha um monopólio sobre o compartilhamento de aplicativos Android, a Epic Games também venceu um processo contra a Apple. A Apple se recusou a permitir que a Epic Games lançasse sua loja de aplicativos em dispositivos iOS, mas a UE forçou a Apple a mudar de ideia. No entanto, a Apple ainda resiste e afirma que sua aceitação é apenas temporária.
Resta saber como o Google e a Samsung responderão, mas é possível que ambas as empresas resistam e afirmem que não estão dificultando a instalação da Epic Games Store. Mais uma vez, provavelmente teremos que esperar que o sistema jurídico resolva as coisas.
“