“Facebook e Instagram bloqueiam Apple de usar seus dados para treinar IA”

Facebook e Instagram bloqueiam Apple de usar seus dados para treinar IA

A inteligência artificial da Apple está chegando, mas nem todas as empresas que possuem grandes sites são fãs da Apple coletando seus dados para treinar a IA.

Um novo relatório do Wired descobriu que várias marcas online amplamente reconhecidas optaram por não treinar o bot de IA da Apple. Entre aqueles que deliberadamente o desativaram estão Facebook, Instagram, o New York Times, Craigslist e Condé Nast. Se a solicitação de exclusão for realmente atendida, a Apple Intelligence não poderá e não receberá nenhum dado desses sites até que, ou a menos que, qualquer um deles celebre acordos comerciais oficiais com a Apple para o uso de seus dados.

O relatório do Wired detalha os aspectos técnicos de como esses bots de coleta de dados funcionam, mas o principal a saber é que é semelhante à maneira como a Apple treinou coisas como a Siri ao longo dos anos, mas agora com uma camada extra de possível violação de direitos autorais que deixou as empresas cautelosas. A Apple, para seu crédito, começou a oferecer uma ferramenta para desabilitar a coleta de dados há meses, então não é como se essas empresas tivessem que descobrir uma maneira de fazê-lo sozinhas.

Considerando que tantas empresas importantes estão desanimadas com a proposta de alimentar dados para a IA da Apple, e o fato de que a Apple precisa dar à sua IA “palestras motivacionais” literais para impedi-la de inventar coisas, pode-se razoavelmente questionar se talvez tenhamos pulado para esse lago cedo demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima