A Adobe acaba de apresentar o Acrobat Studio, uma nova plataforma que promete revolucionar a forma como lidamos com documentos PDF. Reconhecendo que os PDFs são praticamente inevitáveis no mundo profissional, com trilhões de arquivos em circulação, a empresa buscou simplificar o gerenciamento de projetos que envolvem múltiplos PDFs. A grande novidade é a integração de ferramentas de IA generativa, que se tornam um ponto central da oferta.
O coração do Acrobat Studio são os chamados PDF Spaces, que funcionam como hubs centralizados. Neles, é possível agregar até 100 arquivos – não apenas PDFs, mas também páginas da web, RTFs, DOCXs e outros formatos. A inteligência artificial embarcada entra em ação para ajudar a extrair o máximo de informações relevantes de todos esses documentos. O sistema gera resumos automatizados e oferece prompts pré-definidos para facilitar análises mais aprofundadas. Um recurso importante é que cada ponto do resumo gerado pela IA vem acompanhado de uma citação, permitindo que o usuário verifique a origem da informação no documento original. A colaboração também é facilitada, com a opção de compartilhar os PDF Spaces com colegas de trabalho.
Além do assistente de IA geral, o Acrobat Studio permite criar assistentes personalizados para tarefas específicas. A Adobe fornece três opções iniciais – analista, instrutor e animador – que já indicam seus propósitos. Por exemplo, o instrutor se dedica a explicar tópicos complexos. É possível criar seus próprios assistentes, definindo prompts customizados. No entanto, as funcionalidades de IA generativa dos PDF Spaces atualmente funcionam apenas com documentos em inglês, com a promessa de suporte a outros idiomas no futuro. O sistema também não consegue analisar vídeos, notas manuscritas ou arquivos protegidos por senha. O Acrobat Studio também integra o Adobe Express, permitindo usar os modelos Firefly AI para gerar imagens seguras para uso comercial em seus PDFs. A assinatura individual do Acrobat Studio custa a partir de US$ 25 por mês, com um período de teste de 14 dias disponível.
Origem: Link