A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, está explorando novas formas de monetização para o seu chatbot de inteligência artificial, Grok. Elon Musk, proprietário da X, anunciou planos para integrar anúncios pagos diretamente nas respostas geradas pelo Grok. A ideia é que os anunciantes possam pagar para ter seus produtos ou serviços sugeridos aos usuários em resposta às suas perguntas e solicitações.
Musk justificou a iniciativa afirmando que, após tornar o Grok “o mais inteligente e preciso” sistema de IA, a empresa agora busca maneiras de cobrir os custos elevados associados ao uso de Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) de alto desempenho. A estratégia é direcionar anúncios contextuais, exibindo ofertas relevantes para a solução que o usuário busca. Por exemplo, se um usuário perguntar ao Grok como resolver um problema específico, o chatbot poderá exibir um anúncio de um produto ou serviço que ofereça uma solução. Ainda não foram divulgados detalhes sobre como os anúncios serão integrados nas respostas do Grok, ou se eles serão claramente identificados como publicidade, ou como isso afetará a qualidade das respostas do chatbot.
A inclusão de anúncios no Grok faz parte de uma estratégia mais ampla para transformar a X em uma plataforma de comércio eletrônico. Musk mencionou planos para adicionar um recurso de checkout que permitirá aos usuários fazer compras diretamente dentro do aplicativo. Ele espera que isso ajude a X a superar o que ele descreve como a “maldição do Twitter”, onde os usuários raramente compravam produtos através da plataforma devido à ineficácia do sistema de publicidade anterior. No entanto, alguns anunciantes ainda se mostram relutantes em anunciar na X, citando preocupações sobre a toxicidade da plataforma, o que pode representar um desafio para a nova iniciativa publicitária do Grok. O futuro dirá se essa estratégia trará o retorno financeiro desejado e se os usuários da plataforma vão aceitar essa nova forma de publicidade.
Origem: Link