O mundo da tecnologia testemunha mais um movimento de Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter (agora X) e atual CEO da Block. Desta vez, o foco é o financiamento de projetos open source. Dorsey está investindo US$10 milhões em um novo coletivo de desenvolvimento chamado “and Other Stuff”, uma organização sem fins lucrativos dedicada à criação de ferramentas e aplicativos de código aberto.
Este coletivo de desenvolvedores, que se encontrou inicialmente na plataforma Nostr, tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento e a adoção de protocolos abertos. Além de projetos focados no Nostr, o grupo também pretende experimentar com tecnologias como ActivityPub, que alimenta a rede social descentralizada Mastodon, e Cashu, uma plataforma de e-cash. Entre os membros da equipe estão figuras notáveis como Calle, criador do Cashu, e Evan Henshaw-Plath, o primeiro funcionário do Twitter.
O “and Other Stuff” já está trabalhando em diversos projetos, incluindo o heynow, um aplicativo para mensagens de voz; o White Noise, um mensageiro privado; e o +chorus, uma comunidade social. Além disso, o coletivo desenvolveu o Shakespeare, uma ferramenta que auxilia desenvolvedores na criação de aplicativos sociais baseados em Nostr, utilizando inteligência artificial. Essa iniciativa de Dorsey demonstra seu compromisso contínuo com o desenvolvimento de alternativas descentralizadas e abertas para as redes sociais, buscando um modelo menos dependente de incentivos corporativos e mais alinhado com os princípios da colaboração e da inovação aberta.
Origem: Link