Governo dos EUA Investe Milhões em IA para Aplicações Militares

O governo dos Estados Unidos, através do seu Escritório Digital e de Inteligência Artificial (CDAO), está destinando somas significativas, até US$200 milhões por empresa, para impulsionar o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial no setor militar. Gigantes da tecnologia como Anthropic, Google, OpenAI e xAI estão entre as empresas que receberão esses investimentos.

O objetivo central desse investimento é acelerar a criação de fluxos de trabalho de IA focados em missões específicas, visando aprimorar as capacidades de defesa nacional. De acordo com o CDAO, a iniciativa visa ampliar o uso de IA avançada para atender às crescentes necessidades de segurança, permitindo que o Departamento de Defesa mantenha uma vantagem estratégica sobre potenciais adversários. A implementação de modelos generativos de IA será estendida aos Comandos de Combate, ao Gabinete do Secretário de Defesa e ao Estado-Maior Conjunto.

O CDAO, criado em 2022, tem a missão de otimizar a adoção de dados, análise e inteligência artificial em todo o Departamento de Defesa, desde a gestão estratégica até as operações de combate. Um aspecto notável é a inclusão da xAI entre as empresas beneficiadas, especialmente considerando que a empresa recentemente lançou uma versão do seu modelo Grok para uso governamental. Vale ressaltar que o relacionamento entre Elon Musk, CEO da xAI, e o ex-presidente Donald Trump tem se deteriorado nos últimos tempos, com Trump ameaçando cortar subsídios governamentais às empresas de Musk. No entanto, este acordo sugere que essas ameaças não se concretizaram.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima