SoundCloud Esclarece Políticas de IA Após Reação de Artistas

O SoundCloud se manifestou após uma mudança nos seus Termos de Uso gerar preocupação entre artistas. A plataforma de áudio afirmou que nunca utilizou o conteúdo de artistas para treinar modelos de inteligência artificial. A controvérsia surgiu após a inclusão de uma cláusula nos termos que sugeria que o conteúdo dos usuários poderia ser usado para alimentar sistemas de IA.

A empresa esclareceu que a atualização nos termos tinha como objetivo explicitar como a IA pode ser utilizada dentro da própria plataforma do SoundCloud, para funcionalidades como recomendações de músicas, criação de playlists e detecção de fraudes. O SoundCloud enfatizou que não desenvolve ferramentas de IA que utilizem o conteúdo dos artistas para treinamento, nem permite que terceiros coletem ou utilizem o conteúdo da plataforma para esse fim.

Para reforçar o controle dos artistas sobre o uso de suas obras, o SoundCloud introduziu uma etiqueta “Sem IA” (No AI tag), permitindo que os criadores de conteúdo explicitem sua proibição ao uso não autorizado de suas músicas para fins de treinamento de inteligência artificial. Apesar da preocupação inicial, a plataforma reafirma seu compromisso com a transparência, o controle dos artistas e o uso justo, garantindo que futuras ferramentas de IA serão desenvolvidas para beneficiar os artistas, promovendo a descoberta, protegendo direitos e expandindo oportunidades.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima