Adeus, 3DS: Museu do Louvre Descontinuará Guias de Áudio Nintendo em Setembro

Uma era tecnológica no mundo da arte está chegando ao fim. Em setembro de 2025, o Museu do Louvre, em Paris, deixará de oferecer os populares guias de áudio Nintendo 3DS. Desde 2012, o museu tem utilizado o console portátil como uma ferramenta interativa para auxiliar os visitantes em sua exploração das vastas coleções.

O Nintendo 3DS, com sua tela 3D e recursos de localização, provou ser uma solução inovadora para guiar os visitantes através dos corredores labirínticos do Louvre. Além de fornecer informações detalhadas sobre as obras de arte em diversos idiomas – incluindo inglês, francês, espanhol, italiano, português, alemão, japonês, coreano e chinês – o 3DS também oferecia acesso a imagens de alta resolução e detalhes da história do palácio que abriga o museu. Para muitos, a função de rastreamento de localização era a mais valiosa, evitando que se perdessem nos 72.735 metros quadrados de espaço expositivo.

O Louvre anunciou que o sistema será substituído por uma nova solução, mas os detalhes ainda não foram revelados. Resta saber se o museu optará por uma tecnologia mais moderna, como o Nintendo Switch, ou por um dispositivo de audioguia mais tradicional. A parceria entre a Nintendo e o Louvre, que começou há mais de uma década, demonstrou como a tecnologia de jogos pode ser aplicada de forma criativa para enriquecer a experiência cultural. Um vídeo da época mostra Satoru Iwata e Shigeru Miyamoto, figuras icônicas da Nintendo, demonstrando o funcionamento do 3DS como guia de áudio e rastreador de localização no museu. A descontinuação marca o fim de um capítulo interessante na interseção entre arte e tecnologia, mas abre espaço para novas inovações na forma como os museus interagem com seus visitantes.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima