“Yelp Processa o Google por Práticas Antitruste”

Yelp Processa o Google por Práticas Antitruste

A Yelp entrou com uma ação antitruste contra o Google. De acordo com a CNN, a ação encerra anos de animosidade entre as duas empresas, com a Yelp alegando que o Google tem usado seu controle sobre as buscas online para dominar as consultas locais e priorizar suas próprias avaliações.

\”O Google abusa de seu poder de monopólio na busca geral para manter os usuários dentro do ecossistema próprio do Google e impedi-los de ir para sites concorrentes\”, disse o co-fundador e CEO da Yelp, Jeremy Stoppelman, em uma publicação de blog anunciando a ação. \”Essa conduta anticompetitiva desvia tráfego e receita de publicidade de serviços de busca verticais, como a Yelp, que fornecem conteúdo de negócios locais de qualidade objetivamente superior para os consumidores.\”

O processo nos EUA pode ter um peso extra após um caso do Departamento de Justiça em que o juiz considerou o Google um monopolista na busca. A decisão de agosto não impôs nenhuma sanção ao Google, mas é provável que o caso da Yelp seja o primeiro de muitos apresentados pelos concorrentes da empresa de tecnologia.

Em resposta a um pedido de comentário, um porta-voz do Google disse ao Engadget:

\”As alegações da Yelp não são novas. Afirmações semelhantes foram rejeitadas anos atrás pela FTC e, recentemente, pelo juiz no caso do DOJ. Em relação aos outros aspectos da decisão aos quais a Yelp se refere, estamos recorrendo. O Google defenderá vigorosamente as alegações infundadas da Yelp.\”

Embora este processo se concentre nos EUA, a Yelp também tem se manifestado sobre as práticas do Google no exterior. O Ato de Mercados Digitais da Europa pretendia aliviar um pouco o controle da empresa sobre os resultados da pesquisa com regras para impedir que empresas de tecnologia massivas favoreçam seus próprios serviços. Mas a Yelp argumentou que a tentativa do Google de cumprir o DMA na verdade tornou os usuários menos propensos a deixar o ecossistema do Google.

Em uma declaração sobre o processo, o Conselheiro Geral da Yelp, Aaron Schur, disse:

\”A ação antitruste da Yelp contra o Google aborda como o Google abusa de seu monopólio ilegal na pesquisa geral para se envolver em conduta anticompetitiva, incluindo a autopreferência de seu próprio produto local inferior, para dominar os mercados de pesquisa local e publicidade de pesquisa local. Por anos, o Google tem usado seu monopólio na pesquisa geral para aumentar seu próprio lucro às custas do que é melhor para os consumidores, inovação e concorrência justa. Ao se envolver deliberadamente em conduta anticompetitiva e excludente, o Google desviou tráfego e receita de concorrentes, dificultando sua expansão e aumentando seus custos, enquanto degradava a escolha do consumidor, para aumentar seu próprio poder de mercado.

A recente decisão do juiz Amit Mehta no caso antitruste do governo contra o Google, concluindo que o Google ilegalmente manteve seu monopólio na pesquisa geral, é um momento decisivo na lei antitruste e fornece uma base sólida para o caso da Yelp contra o Google. Além do alívio injuntivo, a Yelp busca uma solução que garanta que o Google não possa mais se autopreferir na pesquisa local. Os danos causados pela autopreferência do Google não são exclusivos da Yelp, e esperamos contar nossa história no tribunal.\”

Atualização, 28 de agosto, 20:15 ET: Esta história foi atualizada após a publicação para incluir um comentário de um porta-voz do Google e um comentário adicional do Conselheiro Geral da Yelp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima