“
What the Car? Chegou ao Steam e Continua Sendo um dos Melhores Jogos do Ano
What the Car? é uma celebração dos jogos através da pura criatividade, livre das amarras da lógica narrativa. Não é tão surpreendente quanto What the Golf?, e não tem a imersão em VR de What the Bat?, mas como esses dois jogos anteriores, ainda entrega mais charme e capricho do que você verá na maioria dos outros títulos. Por que o carro tem pernas, você pergunta? Cale-se e jogue.
Como aprendemos com What the Golf?, os desenvolvedores da Triband Games se especializaram em subverter suas expectativas. Então, embora seu personagem principal seja realmente um carro, você não estará realmente correndo em quatro rodas em pistas antigas e chatas. Seu carro desenvolve pernas logo no início, e só isso te ensina a esperar o inesperado. Cada nível que você joga distorce a estranheza um pouco mais: você terá pernas longas; você terá um foguete e pernas elásticas; você será transformado em uma bola de futebol.
What the Car? eleva suas ideias de jogabilidade a níveis de pura absurdez, mas é isso que o torna tão bom. Depois de jogar como uma bola de futebol por um tempo, algumas etapas se transformaram em mesas de pebolim gigantes. O jogo não precisava pausar e explicar as mudanças ou me dizer quais botões pressionar. Intuí que o botão de ação do carro virava os chutes, e meu cérebro rapidamente se remapeou em torno das regras do pebolim. Essa experiência pode ser um pouco frustrante para aqueles que não estão familiarizados com a glória do futebol de mesa, mas o jogo usa efetivamente a falha como uma ferramenta de ensino.
Após estrear no Apple Arcade no ano passado, What the Car? agora está disponível para jogadores de PC no Steam. E antes que você pergunte, sim, ele proporciona uma experiência realmente perfeita para o Steam Deck portátil. Embora seja exuberante com uma estética vibrante e personagens de desenho animado, o jogo não exige hardware gráfico avançado. (Suas especificações mínimas? Apenas um chip Intel Quad Core de 2,6 GHz, 2 GB de RAM e uma GPU móvel GeForce GT 750M de 11 anos.)
Na maioria das vezes, os níveis em What the Car? não são muito difíceis, mas se você quiser um desafio maior, pode tentar obter troféus de ouro completando as etapas mais rápido. Essa cenoura foi o suficiente para me fazer rejogar as etapas várias vezes. Também existe um cartão colecionável oculto em cada etapa, bem como outros segredos.
Embora a Triband Games afirme que você poderá completar as etapas principais de What the Car? em três a cinco horas, ela estima que levará mais nove a 12 horas para obter todos os segredos e troféus de ouro. Também há níveis gerados pelo usuário para considerar (a maioria dos quais é realmente punitiva), bem como um construtor de níveis para suas próprias criações.
Hoje em dia, muitas vezes jogo com minha filha Sophia de cinco anos, que nos últimos meses se tornou completamente viciada em Minecraft. (Existe algum tipo de grupo de apoio para Minecraft para pais cansados que nunca se interessaram por ele? Alguém me coloca em contato, por favor.) Ela acabou sacrificando parte de seu tempo limitado de jogo apenas para me assistir jogar What the Car?. Ela ficou emocionada quando consegui atingir o ouro em etapas particularmente difíceis, e não conseguia parar de rir das transformações bobas do carro e dos danos que ele inevitavelmente causava aos ursos que povoam os níveis.
Eu poderia me conectar com a sensação de admiração dela. Através de seu capricho e inventividade delirante, What the Car? é um testamento ao poder dos jogos. É algo que senti na mesma idade, quando encontrei Super Marios Bros. no NES pela primeira vez. Não questionei por que os cogumelos faziam o Mario ficar mais forte, ou por que eu podia descer pelos canos. Minha filha nunca questionou por que o carro tinha pernas, ou por que as regras do jogo mudavam constantemente. Ela simplesmente estava animada para estar na aventura.
“