“Wayback Machine de volta online após ataques DDoS”

Wayback Machine de volta online após ataques DDoS

A Wayback Machine do Internet Archive está de volta online, mas em modo de leitura, após ataques DDoS que tiraram a plataforma do ar em 9 de outubro. O fundador, Brewster Kahle, anunciou na segunda-feira que o serviço foi “retomado de forma provisória e somente leitura”, sem a possibilidade de salvar novas páginas.

O pesquisador de segurança Troy Hunt afirmou que os ataques da semana passada coincidiram com o plano do Internet Archive de divulgar um ataque anterior que resultou no roubo de mais de 31 milhões de registros. Hunt, que gerencia o serviço Have I Been Pwned?, acredita que a coincidência de datas dos dois ataques é “totalmente casual”, citando a participação de “múltiplas partes”.

O grupo de hackers Blackmeta assumiu a responsabilidade pelos ataques, publicando que o Internet Archive “pertence aos EUA”. A organização sem fins lucrativos, fundada nos primórdios da web em 1996, tem sede em São Francisco.

Kahle afirma que é “seguro retomar” o uso da Wayback Machine, permitindo que você volte a visitar seus sites favoritos do Geocities. No entanto, o fundador alerta que o serviço pode precisar de mais manutenção, por isso não se surpreenda se ele ficar offline novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima