“Top 5 dicas de segurança digital de profissionais do sexo”

1. Identifique seus objetivos de segurança pessoal

\”As pessoas devem parar um pouco e identificar os riscos que querem evitar\”, alerta Josie Oakley, dançarina e acompanhante de Pittsburgh. \”Por exemplo, elas estão preocupadas com a família descobrindo seu histórico online? Ou estão preocupadas com hackers? Perseguidores? Empresas de tecnologia ou o governo? Cada um desses cenários exige contramedidas diferentes.\”

Pensar nos resultados que queremos evitar e, em seguida, rastrear nosso rastro na internet que pode levar a esse resultado, é uma boa prática. Vamos usar o exemplo de informações de cartão de crédito. Pagamentos online estão na vanguarda das conversas sobre segurança digital, pois políticas recentes de discriminação financeira estão sendo testadas em profissionais do sexo, mas estão sendo implementadas para impactar todos os clientes que se encaixam em um critério desconhecido de risco financeiro para seu banco.

  • Se estamos preocupados com hackers, podemos considerar compartilhar nossas informações de cartão de crédito com menos sites. Opções de pagamento de terceiros com medidas de segurança mais fortes, como PayPal ou Venmo, podem ser um caminho mais seguro.

  • Se nossa preocupação é que amigos ou entes queridos saibam nossos hábitos na internet, podemos usar um cartão de crédito diferente, ou até mesmo um cartão pré-pago, para nossas transações online.

  • A vigilância de empresas de tecnologia ou do governo pode ser dissuadida usando dinheiro onde possível. Alguns sites de segurança como Mullvad VPN aceitam pagamentos em dinheiro por correio para preservar o anonimato do cliente.

2. Minimize as conexões de dados entre os aplicativos

\”Evite a contaminação cruzada de dados entre os aplicativos\”, aconselha o coletivo de tecnologia administrado por profissionais do sexo, Hacking//Hustling, em seu guia de prevenção de doxxing. Minimizar os dados compartilhados entre suas várias contas online (como informações de login) pode evitar que uma violação de dados em um site afete seus outros perfis online. Nunca use a mesma combinação de e-mail e senha em vários sites.

Até mesmo a existência de uma conta em um site pode ser algo que uma pessoa pode querer manter em segredo. Por exemplo, se ela vai a um consultório médico específico para tratamento especializado ou se tem uma conta em sites para adultos. Os motivos pelos quais podemos querer manter partes de nossa presença online em segredo podem ser variados, e a necessidade de privacidade aumenta a cada ano, à medida que a economia de dados cresce.

\”Um endereço de e-mail é uma ótima maneira de rastreá-lo na internet\”, diz Ada Hamilton em sua série Sluts for Security no blog Tryst. Tryst é uma plataforma fundada por profissionais do sexo para acompanhantes, profissionais BDSM, massagistas e artistas adultos anunciarem seus serviços. \”Se você usar cool@email.com para se cadastrar em vários serviços, é óbvio que essas contas pertencem à mesma pessoa. Serviços como Fastmail e Proton Mail têm recursos para gerenciar a geração automática de novos apelidos sob demanda.\” Apelidos de e-mail são endereços de e-mail adicionais que podem direcionar e-mails para sua caixa de entrada principal, para que você não precise verificar várias caixas de entrada se estiver usando apelidos diferentes para criar contas. Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a acompanhar esses e-mails exclusivos e também gerar senhas exclusivas e aleatórias para cada uma de suas contas online.

Minimizar as conexões entre sua presença online pode reduzir as informações que um ator malicioso pode coletar facilmente sobre você. Mesmo que não saibamos como certas informações podem ser conectadas, é importante lembrar que a tecnologia de dados está evoluindo rapidamente a cada dia e não podemos saber o que o futuro pode trazer. Manter boas práticas de segurança digital nos protege mais do que podemos imaginar.

3. Limpe os metadados (como sua localização) de todas as mídias compartilhadas

Metadados são informações extras incorporadas a documentos digitais, imagens e vídeos que podem incluir coisas como localização ou informações de identificação sobre o criador do arquivo. Você pode estar compartilhando mais informações do que pensava ao compartilhar conteúdo online. Às vezes, esses dados extras são óbvios – você já reparou que os vídeos compartilhados no TikTok sempre incluem um link para o perfil da pessoa que o compartilhou? Esse é um exemplo visível, mas os metadados nem sempre são tão óbvios.

\”Uso Photoshop ou Lightroom, disponível como parte do plano de fotografia da Adobe por US$ 10 por mês\”, compartilha uma profissional do sexo de Atlanta, que principalmente cria conteúdo de vídeo e fotografia digital. \”Mas tudo o que você realmente precisa fazer é garantir que as configurações de GPS estejam desativadas para seus aplicativos de câmera. Embora a maioria dos sites como OnlyFans e Instagram limpem seus metadados de qualquer maneira, você não quer se esquecer e enviar uma foto por texto ou e-mail e dar seu endereço por engano.\” Esta profissional do sexo optou por permanecer anônima por motivos de privacidade.

Diferentes aplicativos de fotografia também gravam a localização do GPS. Em geral, é uma boa ideia verificar as configurações e fazer pesquisas sobre qualquer aplicativo de criação e compartilhamento de mídia para ver que tipo de informações extras eles incluem.

4. Cubra os rostos, em vez de desfocar

À medida que a tecnologia de reconhecimento facial avança rapidamente, vale a pena pensar sobre onde seu rosto pode ser encontrado online. Se você é um pai que mantém a imagem do seu filho fora da internet, ou um ativista político, ou em qualquer situação em que esteja compartilhando fotos e queira um pouco de privacidade – considere cobrir totalmente os rostos em vez de desfocá-los. \”Muitos tipos de desfoque podem ser desfeitos programaticamente\”, aconselha a especialista em segurança de tecnologia e dominatrix profissional, Mistress Fae, em seu novo Substack. \”Um perseguidor dedicado pode usar ferramentas online prontamente disponíveis para recuperar seus traços faciais.\”

Verifique sempre as fotos cuidadosamente para quaisquer outros marcadores de localização ou identidade, como tatuagens e elementos de fundo, ou até mesmo reflexos em espelhos. Fae recomenda usar métodos opacos de obstrução, como adesivos de emoji em vez de vazamentos de luz ou filtros semitransparentes. Fotos digitais podem ser manipuladas para obter mais informações do que esperamos. Quanto mais elementos de um objeto estiverem visíveis, digamos, a metade superior de um edifício identificável, ou um rosto onde apenas os olhos estão cobertos em vez do rosto inteiro, maior a probabilidade de que mais informações possam ser reunidas.

5. Use aplicativos criptografados

As comunidades de profissionais do sexo geralmente precisam se mover rapidamente entre plataformas quando a censura ou práticas de dados arriscadas se tornam aparentes. Em qualquer aplicativo, reserve um tempo para examinar as configurações de segurança e desativar qualquer rastreamento de localização e minimizar as informações pessoais visíveis publicamente. Por exemplo, até que você revise as configurações, você pode não perceber que um aplicativo compartilha seu carimbo de tempo \”último online\” com todos os seus contatos. Você conscientemente deseja compartilhar essa informação? As permissões do aplicativo também podem ser redefinidas quando os termos de serviço são atualizados pelos desenvolvedores; verificar periodicamente essas configurações novamente é uma boa prática.

Em 2024, temos a sorte de viver em uma era de abundância quando se trata de aplicativos criptografados. A criptografia é o processo de embaralhar dados para que apenas usuários autorizados possam lê-los. Aqui estão algumas recomendações populares usadas pelas comunidades de profissionais do sexo:

  • Procurando uma alternativa mais privada ao Google Docs? Experimente CryptPad.

  • Precisa de compartilhamento na nuvem mais seguro do que o Microsoft SharePoint? Considere o novo Proton Drive do ProtonMail.

  • Para mensagens de texto seguras, use Signal em vez do iMessage ou Facebook Messenger.

Explore camadas adicionais de segurança para qualquer aplicativo que você usa. Considere ativar os recursos de mensagens que desaparecem para se proteger e proteger qualquer pessoa com quem você estiver trocando mensagens caso o telefone de alguma das pessoas seja roubado. O Dropbox permite que você configure um token físico de hardware como seu método de autenticação de dois fatores.

Gerenciar riscos online não é um processo binário de escolher a opção \”correta\” – é sobre minimizar a exposição que podemos e fazer o que precisamos para nos proteger de diferentes tipos de atores maliciosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima