“
Thank Goodness You’re Here: Um jogo vibrante, engraçado e sem vergonha de ser bobo
Thank Goodness You’re Here chegou; um limpador de paladar com sabor de molho para todas as aventuras de ação, Souls-likes e Metroidvanias que joguei nos últimos meses.
Publicado pela Panic Inc., a mesma empresa que lançou Untitled Goose Game no mundo, há uma certa linha de continuidade, mesmo que a estética e o tom sejam muito diferentes. Apresentado em estilo de desenho animado em algum lugar entre Cartoon Network e desenhos educativos para pré-escolares, é um “slap-former” agressivamente inglês, charmosamente do norte, onde você joga como um pequeno homem sem nome, que veio para uma entrevista de emprego na prefeitura. Depois de ser enganado pela recepcionista, ele tem que matar o tempo na cidade fictícia do norte da Inglaterra chamada Barnsworth, que é definitivamente 80% Barnsley, 20% plausibilidade.
Thank Goodness You’re Here é quase o oposto da anarquia introduzida por Untitled Goose Game: você está tentando ajudar. Apesar de não ter nenhuma conexão com Barnsworth, nosso pequeno herói – em vários graus de pequenez – é inadvertidamente puxado para tarefas de encanamento, missões e matança surreal de carne em sequências de sonhos, sem nunca ser perguntado se ele pode ajudar.
Embora seja um videogame, é mais como um grupo de peças e vinhetas frouxamente conectadas. Os controles são simples: você guia o pequeno cara pela cidade, capaz apenas de socar (bem, bater) e pular. Há algumas seções de plataforma de baixo risco, mas ele não está tentando ser o Mario. Muita da alegria vem do próprio Barnsworth, com suas piadas internas, cartazes e sinalização abrangendo a gama da comédia, desde tapas no bumbum e gags visuais, passando por piadas do dialeto de Yorkshire e até algumas farpas no mundo dos jogos – ludonarrativa seja amaldiçoado!
Há uma piada recorrente sobre latas de lixo (no Reino Unido, a maioria de nossos lixos são com rodas) que me fez rir em uma noite de domingo – a parte mais sombria da minha semana.
Na verdade, tudo é engraçado. A escrita e a voz ajudam a enriquecer esta pequena cidade surreal enquanto você explora, com Matt Berry (What We Do in the Shadows) como destaque e muitos talentos da comédia britânica, incluindo Chris Cantrill, do The Delightful Sausage, atualmente co-criador do BBC’s Icklewick FM, que compartilha um humor semelhante surreal do “norte”. (Cantrill também foi indicado para o Melhor Show no Festival de Edimburgo deste ano.)
A única desvantagem, que vem do estilo de jogo sobre trilhos, é que é tragicamente curto. Mas é denso de piadas e acenos conhecidos. Estou em meu segundo playthrough, absorvendo todos os detalhes, como o casal idoso excitado que nunca está envolvido em nenhuma de suas tarefas, mas sempre nas laterais; a piada de pai brega se você ficar em uma cena e deixar os personagens conversarem (“Estou comendo para dois agora… Além disso, estou grávida”); as referências levemente sarcásticas ao declínio econômico no norte e a exagerada exibição de estereótipos do norte ou da classe trabalhadora, muitos dos quais passarão despercebidos pelos jogadores americanos (e do sul da Inglaterra).
Um ótimo exemplo é quando você inicia o jogo e ele fará uma pergunta em um dialeto forte de Yorkshire. Responda “errado” e o jogo será jogado com texto inglês padrão, responda certo e todos os menus serão carregados com gírias do norte. Não há nada para se preocupar, lembre-se: você pode alternar entre eles no menu a qualquer momento.
É uma experiência curta, mas rica. Vale a pena jogar pela loucura da última cena, possivelmente meu momento favorito de jogo do ano.
Thank Goodness You’re Here já está disponível para Mac, PC, PS5 e Switch.
“