“
A Tesla reportou sua primeira queda anual em entregas de veículos. O número total de entregas em 2024 ficou em torno de 1,78 milhão, enquanto a empresa entregou 1,81 milhão de veículos em 2023. As ações da empresa caíram até sete por cento com a notícia, mas desde então recuperaram alguns pontos. Isso segue notícias semelhantes do primeiro trimestre de 2024, mas aquela queda se referia apenas a um único trimestre.
O quarto trimestre mostrou uma ligeira alta nas entregas, com 495.000 unidades este ano e 484.000 em 2023. No entanto, analistas previram um quarto trimestre final mais robusto. Esses analistas esperavam entregas no quarto trimestre na faixa de 506.000 unidades. A Tesla não publica números de vendas reais nos EUA, então essas métricas de entrega são as mais próximas que temos. Os números também caíram na Europa, com uma queda de 14% em 2024 em comparação com o ano anterior. Isso de acordo com dados de registro da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.
Não temos uma razão concreta para o declínio nas entregas da Tesla, mas há uma série de possibilidades. A empresa ainda não lançou um veículo elétrico econômico, concentrando seus esforços na Cybertruck e nos sonhos de táxis robóticos. A empresa também não é mais a única no mercado de veículos elétricos. Ela enfrenta forte concorrência de concorrentes como a Rivian, mas também de fabricantes tradicionais. Empresas como BMW, GM, Hyundai e Volkswagen começaram a produzir veículos elétricos em grande escala. Finalmente, há o fator Elon Musk.
As ações da Tesla ainda tiveram um bom desempenho no ano, com um aumento de 60% em relação a 2023. As ações atingiram uma nova alta em dezembro, superando a alta anterior de todos os tempos de 2021. Em outras notícias, a Ford, que vendeu 1,72 milhão de veículos nos EUA até o terceiro trimestre, vale menos de US$ 10 por ação. A Tesla está atualmente sendo negociada a US$ 380 por ação, enquanto vende um número significativamente menor de veículos do que a Ford e quase todos os outros grandes fabricantes de automóveis.
“