Tarifas dos EUA Afetam Preços e Demanda da Samsung por Smartphones e Chips

A Samsung prevê que as tarifas impostas pelos Estados Unidos terão um impacto significativo nos preços e na demanda por seus smartphones e chips de memória. Durante uma teleconferência sobre os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025, o diretor financeiro da empresa, Soon-cheol Park, expressou preocupação com a “incerteza contínua em torno das políticas tarifárias dos EUA”, apontando para um risco potencial de desaceleração da demanda.

Além das tarifas, restrições de exportação mais rigorosas dos EUA em produtos de inteligência artificial também devem afetar as vendas da Samsung. A empresa espera que esses fatores combinados elevem os preços dos componentes utilizados em seus telefones celulares, o que consequentemente impactará sua receita. A divisão de chips da Samsung já sofreu um golpe devido aos controles de exportação para a China, com o lucro operacional caindo de KRW 2,9 trilhões no trimestre anterior para KRW 1,1 trilhão.

Embora a receita geral da Samsung tenha atingido um recorde trimestral de KRW 79,14 trilhões (US$ 55,6 bilhões), impulsionada pelas fortes vendas do Galaxy S25, o lucro de KRW 6,7 trilhões (US$ 4,7 bilhões) ficou ligeiramente abaixo do trimestre anterior. A empresa se beneficiava anteriormente do aumento nos pedidos de clientes chineses que estocavam chips de memória antes das tarifas americanas entrarem em vigor, mas o impacto das restrições de exportação dos EUA acabou superando esse impulso. As tarifas americanas sobre semicondutores e eletrônicos de consumo também devem levar a um aumento nos preços dos smartphones e TVs da Samsung, fabricados principalmente no Vietnã e no México, respectivamente, representando um desafio adicional para a gigante tecnológica sul-coreana.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima