“O que fazer se você deu suas informações para um golpista?”

Golpes online são um grande problema. Consumidores relatam perdas de mais de US$ 10 bilhões anualmente, e a cada ano surge uma nova onda de golpes para enganar pessoas e roubar seu dinheiro. Você pode ter sido vítima de um desses golpes, e é por isso que está aqui. Vamos fazer o nosso melhor para ajudar.

Fornecer suas informações pessoais a um possível golpista é uma situação estressante que exige respostas rápidas. Minimizar seus riscos quando você está vulnerável requer tempo e ação decisiva. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para tentar impedir que golpistas usem suas informações pessoais.

Pare de interagir com os golpistas imediatamente

Em resumo, o dano já foi feito e não há necessidade de continuar conversando com as pessoas que acabaram de roubar suas informações. Bloqueie-os por todos os meios necessários. Isso significa bloquear seu número de telefone se o golpe ocorreu por telefone ou mensagem de texto, e seu endereço de e-mail se foi por e-mail. Isso inclui bloqueá-los em serviços de mensagens também. Em suma, bloqueie-os em todos os lugares e não se comunique mais com eles.

Se o golpista tem suas informações de pagamento

O primeiro passo é garantir que você corte o acesso do golpista ao seu dinheiro e tente recuperar suas perdas. Isso é mais fácil de dizer do que de fazer, pois existem muitas maneiras de enviar dinheiro para as pessoas hoje em dia.

Se você pagou com seu cartão de crédito, cartão de débito ou conta bancária

Se você usou sua conta bancária, cartão de débito ou cartão de crédito, o primeiro passo é entrar em contato com sua instituição financeira. Isso também se aplica a transferências bancárias. A maioria dos bancos possui uma linha de ajuda para denúncias de fraude aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Informe calmamente ao seu banco que você foi vítima de um golpe e que qualquer dinheiro levado por eles foi fraudulento e não autorizado. Seu banco pode revisar suas compras recentes com você, portanto, verifique suas transações bancárias para saber qual cobrança foi fraudulenta. Muitos bancos também têm métodos de denúncia online. Seu banco deve ser capaz de trabalhar com você para reverter essas cobranças para que você recupere seu dinheiro. Além disso, você vai querer solicitar um novo cartão de crédito ou débito e mudar os PINs desses cartões assim que eles chegarem. Também é uma boa ideia alterar sua senha de sua conta bancária para algo mais forte.

Se você pagou um golpista com uma transferência bancária

As mesmas regras se aplicam aqui. Entre em contato com a empresa de transferência bancária e informe que você foi vítima de um golpe. Todas as principais empresas de transferência bancária têm formulários de reclamação por fraude que você pode preencher e números de telefone que você pode contatar. Depois de preencher os formulários, você deverá estar a caminho de recuperar seu dinheiro.

Se você pagou um golpista com um cartão-presente

Golpistas procurando por cartões-presente é algo que acontece com frequência e o método aqui é o mesmo que o acima. Recomenda-se entrar em contato com o emissor do cartão-presente e informar que seu cartão-presente foi vítima de um golpe. Infelizmente, a maioria das fontes diz que você provavelmente não recuperará seu dinheiro, mas relatar a fraude rapidamente aumentará suas chances, especialmente se você ainda tiver o cartão-presente e o comprovante de que pagou por ele.

Se você pagou um golpista enviando dinheiro em espécie

Este pode ser um dos golpes mais fáceis de recuperar, pois os pacotes podem ser interceptados e a entrega interrompida, assumindo que o golpista ainda não recebeu o pacote. Abaixo está uma lista de links e números de telefone que você pode usar, dependendo do serviço que você usa. Pode custar alguns dólares, mas é melhor do que dar dinheiro a um golpista.

Se você deu suas informações pessoais ao golpista

Dar suas informações pessoais a um golpista pode ter consequências devastadoras. Felizmente, a solução é bastante simples, mas você deve agir rápido.

Se você teme que o golpista tenha informações suficientes para roubar sua identidade

O governo dos EUA tem uma ferramenta de roubo de identidade que você pode usar para monitorar seu crédito e identidade caso alguém tente roubá-la. Se o golpista tiver seu número de previdência social, você também deve ligar para a linha direta de fraude da Administração da Seguridade Social para denunciar a fraude. Mude todas as senhas, PINs ou outras credenciais de login para qualquer conta que você suspeita ter sido violada. Você pode encontrar mais informações sobre isso aqui, que contém dicas adicionais para ajudá-lo. Outra etapa que você deve tomar imediatamente é congelar seu crédito. Isso impede qualquer pessoa — incluindo você — de obter uma nova linha de crédito em seu nome.

Se as credenciais de login de uma conta foram comprometidas

Isso pode acontecer ao dar ao golpista acesso ao login ou por meio das muitas violações de dados que atingem a Internet a cada ano. Não importa como as credenciais de login chegaram lá, porque a resposta para o problema é a mesma. Vamos dar uma olhada nas etapas.

Se o hacker ou golpista ainda não fez login em sua conta

Esta é fácil, altere sua senha assim que puder. Todos os serviços na Internet que possuem contas têm uma função de alteração de senha e é isso que você usará. Recomendamos o uso de uma senha forte que não seja próxima do que você tinha anteriormente. Se você quiser a segurança mais forte possível, um gerador de senhas aleatórias concede as senhas mais abrangentes que são as mais difíceis de quebrar. Você também deve ativar imediatamente a autenticação de dois fatores em qualquer conta que a tenha. Essa camada extra de segurança torna muito mais difícil acessar suas contas, mesmo que elas tenham a senha.

Se o hacker ou golpista fez login em sua conta

Aqui é onde as coisas ficam difíceis. Se o golpista pegou sua conta e mudou todas as informações, fica muito difícil recuperar essa conta. Existem vários motivos para isso. O primeiro é que cada site tem uma abordagem diferente sobre como recuperar uma conta perdida ou roubada e os métodos para cada um são diferentes. O FTC tem uma lista útil dos sites mais populares na Internet, incluindo Facebook, Reddit, YouTube, Google, Instagram e outros.

Proteja-se no futuro

Ser vítima de um golpe é péssimo. Se você foi vítima de um golpe, então você já sabe o quão ruim é. Esperançosamente, as informações acima ajudaram de alguma forma, mas a melhor maneira de evitar ser enganado é se proteger com antecedência. Aqui estão alguns lembretes para se manter seguro no futuro.

  • Nunca forneça sua senha, nunca. Nenhum negócio legítimo solicita suas credenciais de login por telefone ou bate-papo. Nunca.
  • Use senhas fortes e variadas. Se um golpista obtiver sua senha para uma coisa e você usar a mesma senha em todos os lugares, o golpista terá acesso a toda sua vida digital.
  • Sempre ative a autenticação de dois fatores, juntamente com opções de recuperação de conta, como um e-mail de backup ou seu número de telefone. A autenticação de dois fatores torna o roubo de contas muito mais difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima