“
O que é hospedagem WordPress?
WordPress existe desde 2003 e é o software de blog mais popular do mercado, impulsionando mais de 40% dos sites. Estabelecendo-se como o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) preferido. A hospedagem WordPress torna os sites WordPress acessíveis na web.
WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de código aberto que é, estatisticamente (um impressionante 43,4% de todos os sites que você vê na internet são alimentados por WordPress), a maneira mais popular de criar sites e blogs. Como o software WordPress é de código aberto, qualquer pessoa pode usá-lo totalmente gratuito (o custo vem quando você deseja tornar o site acessível na Internet – isso é hospedagem).
O nascimento e a ascensão do WordPress é uma história fascinante, e tudo começou em 2001 quando um programador francês chamado Michel Valdrighi criou o sistema de blog b2 ou cafelog. O herói original da história, no entanto, viu uma saída precoce, pois ele não conseguia manter o sistema de blog atualizado – ele parou de desenvolvê-lo em 2002. Então, em janeiro de 2003, um calouro da universidade, Matt Mullenweg, tomou para si a tarefa de continuar aprimorando o b2 sem Valdrighi.
Junto com Mike Little, ele lançou uma nova versão do b2 no SourceForge em 27 de maio de 2003 – eles o chamaram de WordPress 0.7. Vale ressaltar que o nome “WordPress” foi uma sugestão de Christine Selleck, amiga de Matt e blogueira. Depois veio o WordPress 1.0, ou “Davis”, em 3 de janeiro de 2004, WordPress 1.2, ou “Mingus”, em 22 de maio de 2004, e WordPress 1.5, ou “Strayhorn”, em 17 de fevereiro de 2005. Nomes chiques, certo? Bem, Matt Mullenweg gostava de jazz, então ele decidiu nomear as diferentes versões do WordPress em homenagem a grandes do jazz. Davis, por exemplo, vem de Miles Davis, que foi um famoso trompetista americano.
O WordPress 1.0, de muitas maneiras, foi a primeira iteração do WordPress que conhecemos hoje – ele tinha várias categorias, permitindo que os usuários agrupassem o conteúdo de seu site, instalações simples, permalinks para que as páginas pudessem ser encontradas pelos mecanismos de pesquisa, e moderação de comentários. 2004 foi, de fato, um bom ano para o WordPress, pois seu então concorrente mais duro, o Movable Type, decidiu mudar sua estrutura de preços – e foi para pior. Isso afastou muitos usuários, que então optaram pelo WordPress, que era, sem dúvida, a melhor alternativa.
O próximo evento importante foi em agosto de 2005, quando Matt Mullenweg lançou sua própria empresa, Automattic Inc., depois de arrecadar US$ 1,10 milhão em financiamento da Série A. A Automattic Inc. é a empresa por trás do WordPress.com, a plataforma lucrativa para auto publicação que permite que você configure um site com facilidade; ele oferece hospedagem gerenciada, em que cuida de tarefas importantes relacionadas à criação e manutenção de sites, como segurança, desempenho e velocidade do site, para você.
WordPress.org, por outro lado, é para “auto-hospedagem” do WordPress, e é sem fins lucrativos. É aqui que o desenvolvimento do CMS WordPress de código aberto ocorre. Você pode baixar o código-fonte do WordPress do WordPress.org e depois carregá-lo com o provedor de hospedagem escolhido. Isso é, sem dúvida, mais complexo e requer um bom conhecimento técnico, mas explicarei como você pode criar facilmente um site WordPress com um serviço de hospedagem de terceiros em apenas um momento.
No momento da escrita, o WordPress 6.6 é a versão mais recente, tendo sido lançado em 16 de julho de 2024. Hoje, o WordPress é uma comunidade em constante crescimento composta por milhares de desenvolvedores, blogueiros e designers que contribuem para melhorar a plataforma (incluindo o lançamento de plug-ins, aplicativos e temas) para os cerca de 500 milhões de sites que usam WordPress.
Quais sites populares são construídos no WordPress?
Como mencionei antes, o WordPress abriga quase meio bilhão de sites na internet – isso é cerca de metade de todos os sites que existem! Naturalmente, existem muitas marcas de grande nome que usam WordPress para manter sua presença online.
Sites governamentais e de notícias
- A Casa Branca
- NASA
- The Harvard Gazette
- Time Magazine
- WIRED
- TED Blog
- CNN Press Room
- Microsoft News
- Meta Newsroom
Marcas de entretenimento
- The Walt Disney Company
- Vogue
- Rolling Stone
- PlayStation.Blog
- Sony Music
- Angry Birds
- Spotify Newsroom
- BBC America
- Star Wars Blog
Celebridades
- Usain Bolt
- Taylor Swift
- Jay-Z
- Rafael Nadal
- Snoop Dogg
- Katy Perry
Como posso hospedar um site WordPress?
É importante observar que WordPress é tecnicamente um software gratuito que você pode baixar diretamente do WordPress.org e instalar em um servidor (hospedagem na web). O que é hospedagem na web, você pergunta? É um serviço que fornece armazenamento online e recursos de computação que você pode usar para tornar os arquivos do site que compõem seu site acessíveis na Internet. O servidor, neste caso, é chamado de “host”.
Existem algumas abordagens que você pode adotar para criar um site WordPress:
Primeiro, inscreva-se em um dos melhores serviços de hospedagem na web e, em seguida, instale o WordPress diretamente de um dos instaladores do WordPress em um clique ou carregue o WordPress e os arquivos de suporte se necessário para um VPS. Isso envolveria carregar os arquivos do WordPress para seu servidor, criar um banco de dados para WordPress e configurar seu site depois que o WordPress for instalado. Usar um VPS pode ser mais econômico, mas se você não sabe o que está fazendo, pode não ser a opção mais rápida ou segura (se você souber, pode ser a mais rápida e segura).
No entanto, se esta é a primeira vez que você cria um site no WordPress, ou se você gostaria de configurá-lo rapidamente, eu recomendaria optar por um dos melhores provedores de hospedagem WordPress. Estes vêm com ambientes de servidor otimizados para WordPress, WordPress pré-instalado e plug-ins WP, temas, etc., tornando fácil entrar no ar como um profissional. E, claro, um bom plano de hospedagem (otimizado para WordPress ou não) viria com um nome de domínio gratuito, que é o endereço do seu site na internet.
De qualquer forma, uma vez que você estiver no painel do WordPress, tudo o que resta a ser feito para concluir o processo é ajustar as configurações do site. Isso envolve decidir o título do site, subtítulo, fuso horário, tema, etc. Para adicionar sua primeira página, clique em “Páginas” (ou “Postagens”, se você quiser adicionar uma postagem) no menu à esquerda e selecione “Adicionar novo”. Além do texto, você também pode adicionar imagens e vídeos ao seu conteúdo. Clique em “Publicar” para publicar a página/postagem.
Simples o suficiente, não é? Bem, a facilidade de uso do WordPress é o que o tornou o CMS mais usado no mundo. Dito isso, a parte mais importante de criar um site WordPress é decidir qual tipo de serviço de hospedagem você gostaria. Deixe-me detalhar isso ainda mais:
Hospedagem WordPress gerenciada: esta é a que eu recomendo, especialmente se você é novo no espaço. Como o nome sugere, a hospedagem WordPress “gerenciada” cuida de todas as tarefas administrativas de hospedagem (e técnicas) principais para você. Isso inclui instalar e atualizar WordPress, realizar backups diários e sob demanda, e manter seu site seguro de criminosos cibernéticos nefastos por meio de monitoramento e manutenção regulares.
Além disso, você terá acesso a suporte ao cliente dedicado, incluindo orientação individual de especialistas sobre como começar a usar o serviço. Melhor ainda, os hosts gerenciados têm especialistas em WordPress em sua equipe de suporte, o que significa que eles terão um nível mais alto de conhecimento sobre WordPress e, portanto, serão capazes de resolver quaisquer problemas técnicos que ocorram em seu site.
Hospedagem WordPress não gerenciada: ao contrário da hospedagem gerenciada, a hospedagem não gerenciada coloca o ônus de atualizar, segurança, funcionalidade avançada e administração geral do seu site WordPress em seus ombros – você não receberá muita assistência do host. Desnecessário dizer, este tipo de hospedagem WordPress é ideal para usuários técnicos, que gostam muito de ter controle total sobre sua hospedagem.
Naturalmente, um benefício enorme da hospedagem WordPress não gerenciada é que ela é mais barata que a hospedagem gerenciada, o que quase pode valer a pena dedicar mais esforço para gerenciar seu site de forma prática. No entanto, não aconselho a abandonar a hospedagem WP gerenciada simplesmente por motivos de preços; isso porque provedores como IONOS e Namecheap oferecem planos de hospedagem WordPress gerenciada super baratos com recursos de segurança de primeira linha, excelente confiabilidade e muitos recursos.
VPS para WordPress: se você estiver procurando mais liberdade, controle, recursos e valor pelo seu dinheiro, use um VPS para WordPress. Os VPSs, ou servidores privados virtuais, são ambientes virtuais isolados dentro de um servidor físico, o que significa que os recursos não são compartilhados com outros usuários (como são na hospedagem compartilhada), além disso, você obtém seu próprio espaço no servidor (com acesso root completo) a uma fração do custo de um servidor dedicado inteiro.
Além disso, mesmo os melhores planos de hospedagem WordPress gerenciados e não gerenciados costumam usar o esquema de hospedagem compartilhada, o que não será suficiente se você tiver um blog que experimente uma boa quantidade de tráfego ou se ele receber picos periódicos no tráfego. Em segundo lugar, se você está executando um site para fins comerciais – blogueiros empreendedores, pequenas empresas ou sites de comércio eletrônico – então é importante ter um arranjo de hospedagem que não deixe seu site travar ou carregar lentamente. Por fim, o VPS também é uma ótima escolha se você quiser hospedar vários sites WordPress.
Como acontece com a hospedagem não gerenciada, a hospedagem VPS também é, principalmente, destinada a especialistas, pois tarefas como monitorar e atualizar o software WordPress, configurar o firewall ou instalar patches de segurança ficarão por sua conta para descobrir e executar. No entanto, isso não precisa ser um fator decisivo para você, pois você pode obter o melhor dos dois mundos escolhendo um plano VPS gerenciado para WordPress.
Sim, estes são um pouco mais caros que o seu VPS típico ou hospedagem WordPress compartilhada não gerenciada, mas para aqueles que precisam dos benefícios do VPS (melhor segurança, confiabilidade, recursos, etc.) além da capacidade de se concentrar no que fazem de melhor enquanto deixam os especialistas cuidar do desempenho, segurança e otimização do site WordPress, vale a pena o gasto.
O que é um CMS?
Um CMS é a interface do usuário usada para carregar, editar e gerenciar todo o conteúdo de um site sem precisar aprender código. Isso levou ao declínio gradual de softwares de design de sites como o Dreamweaver. Em outras palavras, se você quisesse adicionar uma nova página ao seu site, é aqui que você faria login e seguiria algumas etapas simples para fazer isso.
“