“
A Neuralink, empresa de Elon Musk, recebeu aprovação do órgão regulador de saúde canadense, Health Canada, para iniciar os primeiros testes clínicos de seu implante cerebral no país. O Toronto Western Hospital será o local exclusivo para os procedimentos cirúrgicos. A empresa abriu seu registro de pacientes canadenses em março deste ano e agora está ativamente buscando participantes para o estudo CAN-PRIME.
Neste estudo, o implante da Neuralink será inserido no cérebro dos participantes para interpretar sua atividade neural. O objetivo é permitir que pessoas com tetraplegia controlem computadores ou smartphones com a mente, sem a necessidade de fios ou movimentos físicos. Os testes irão avaliar a segurança do implante e do robô cirúrgico, além de avaliar a funcionalidade inicial da interface cérebro-computador (BCI). As informações obtidas ajudarão a empresa a encontrar métodos mais seguros para implantar o dispositivo e melhorar suas capacidades.
O primeiro paciente humano a receber o implante da Neuralink, recebeu o dispositivo no início deste ano. Ele enfrentou alguns problemas, com os fios do implante se retraindo do cérebro, embora pareça estar bem atualmente. Um segundo paciente, que recebeu o implante em julho, já estava usando software de design auxiliado por computador semanas após a cirurgia. Atualmente, a Neuralink está buscando pacientes com limitação ou ausência de capacidade de usar ambas as mãos devido a lesão na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).
“