“
NASA Conclui Instalação de Simulador de 103 Toneladas para Preparar Próxima Missão Lunar
A NASA passou as últimas duas semanas instalando um componente de 103 toneladas em um simulador no Centro Espacial Stennis, perto de Bay St. Louis, Mississippi. Esse componente, conhecido como simulador de interestágio, ajudará a preparar a agência espacial para as próximas missões lunares.
O simulador de interestágio imita a mesma seção do SLS (Space Launch System) que ajudará a proteger o estágio superior do foguete, que impulsionará a espaçonave Orion em seus lançamentos Artemis planejados. Essa seção está sendo instalada no suporte de teste Thad Cochran, onde a NASA configura os componentes do SLS e realiza testes rigorosos para garantir que estejam seguros e operando conforme o esperado nas versões que serão lançadas ao espaço.
O simulador de interestágio protegerá os sistemas elétricos e de propulsão e dará suporte ao EUS (Exploration Upper Stage) do SLS na última iteração do foguete, o Bloco 1B. O EUS suportará 38 toneladas de carga com uma tripulação ou 42 toneladas sem uma tripulação, em comparação com 27 toneladas de tripulação e carga na iteração do Bloco 1.
A seção do simulador de interestágio instalada pela NASA em meados de outubro pesa 103 toneladas e tem 9,4 metros de diâmetro e 10 metros de altura. A parte superior da seção absorverá o empuxo do fogo do EUS, transferindo-o de volta para o suporte de teste para que o suporte de teste não desmorone sob o empuxo de mais de 97.000 libras dos quatro motores.
Os testes da NASA no Centro Espacial Stennis prepararão o SLS para a missão Artemis IV, que enviará quatro astronautas a bordo da espaçonave Orion para a estação espacial Lunar Gateway para instalar um novo módulo. Depois disso, eles descerão para a superfície da Lua no módulo de pouso lunar Starship HLS.
“