“
Minha bicicleta de escritório me torna mais produtivo e carrega meu celular enquanto pedalo
De acordo com a lei da conservação da energia, a energia é “nem criada nem destruída” — ela simplesmente muda de forma. A energia que você produz ao se mover (sua energia cinética), portanto, pode ser transferida para algo mais — algo útil para você — se você pudesse facilmente aproveitá-la.
É aí que entra a LifeSpan Ampera Bike ($999). Embora pareça uma cadeira de escritório que você pode encontrar no set de Star Trek, essa bicicleta sob a mesa utiliza o poder do seu pedal para carregar seus dispositivos.
Especificações e configuração
A Ampera Bike é uma bicicleta ergométrica vertical, projetada para ser utilizada em sua mesa. Seu recurso mais notável é que ela pode carregar seus dispositivos sem fio ou usando a porta USB-C inclusa. Mas você não precisa conectá-la à tomada. Na verdade, você não pode. O seu pedalamento fornece a energia necessária para carregar seus dispositivos (e também para acender as luzes circulares em torno de cada pedal, que podem ser configuradas em 12 cores diferentes).
A bicicleta também possui ajuste de altura fácil, acionado por alavanca, e vários níveis de resistência para adicionar um pouco mais de desafio (e queima de calorias) aos seus exercícios na mesa.
Ela também parece muito elegante, embora à primeira vista seja futurista a ponto de ser um pouco boba. Eu adoro a cor branco glacial que recebi (embora também esteja disponível em cinza espacial), e acho que o detalhe em couro no guidão e o tecido e o acabamento no assento são toques agradáveis que tornam a bicicleta menos clínica.
Minha Ampera Bike foi montada profissionalmente, mas analisando o manual do proprietário, a configuração parece ser um processo bastante simples. O instalador entrou e saiu em menos de uma hora.
Pedalando enquanto trabalho
Usar essa bicicleta não poderia ser mais simples. Você entra, começa a pedalar — como qualquer bicicleta de ginástica antiga. Se você quiser usar o carregador, basta colocar seu telefone no carregador sem fio ou conectá-lo ao cabo USB-C e continuar pedalando.
Os pedais estavam um pouco rígidos e quase pegajosos (não ao toque, mas eles se sentiam um pouco resistentes ao pedal) no início, mas isso foi resolvido após apenas alguns minutos de pedalada.
Achei muito fácil me concentrar no trabalho enquanto pedalava lentamente. Embora minha barriga extremamente grávida não me permitisse aproximar a bicicleta da minha mesa o máximo que eu gostaria, consegui alcançar meu teclado facilmente e digitar com um nível de precisão muito alto.
Os níveis de resistência mais baixos também forneceram muita resistência enquanto trabalhava, na minha opinião, embora eu pudesse ver o aumento da resistência para uma queima extra se estivesse transmitindo vídeo ou rolando pelas redes sociais sem pensar.
O assento também é confortável o suficiente para servir como uma cadeira de escritório permanente para trabalhos focados que precisam ser realizados de forma totalmente estacionária. Sem encosto e com o assento de bicicleta firme abaixo do meu bumbum, ele mantinha minha postura alinhada mesmo quando eu não estava pedalando — o que por si só já era um aumento de produtividade.
No geral, ainda prefiro minha configuração de esteira, mas nunca fui realmente uma pessoa de “bicicleta”. Eu conheço muitas pessoas que babariam com a ideia dessa bicicleta, e também é uma ótima opção para pessoas que precisam de algo mais de baixo impacto e fácil para as articulações.
Pedalando para carregar meus dispositivos
Um dos recursos mais legais dessa bicicleta é a questão de “carregar seus dispositivos usando sua própria energia”, e funciona perfeitamente. A bicicleta vem equipada com um carregador sem fio, além de uma porta USB-C, ambas as quais facilitam o carregamento de um telefone. Eu prefiro usar a porta USB-C, já que tenho que tirar meu telefone do estojo para carregá-lo sem fio, e meu telefone precisa desesperadamente da proteção que seu estojo oferece.
Quando conecto meu telefone, apenas alguns segundos depois de começar a pedalar, ouço o “bip” me notificando que o telefone está sendo carregado. Consigo carregar um por cento completo após apenas alguns segundos de pedalada consistente, rápida e focada — no entanto, ele naturalmente carrega mais lentamente enquanto trabalho porque eu estou pedalando mais lentamente. De acordo com o site da LifeSpan, ela pode carregar um dispositivo de zero a 50% em apenas 30 minutos (mas você realmente precisa estar pedalando para conseguir isso).
Se você quisesse aumentar a aposta e usar a bicicleta para carregar seu laptop de trabalho, precisaria ter ou comprar um conversor USB-C adequado para o cabo do seu laptop. Um pouco desafiador para nós, da Idade da Pedra, que ainda não estamos usando um Macbook — mas poderia ser feito com certeza.
Também aprecio o leve grau de gamificação que a opção de carregamento adiciona. É motivador poder aumentar a bateria do seu telefone pedalando, mas não é uma distração. E você pode facilmente configurar alguns incentivos ou benchmarks para tornar isso mais divertido, como fazer uma pausa para o café ou dar a si mesmo um tempo para “ler por prazer” depois de carregar seu telefone em mais 25%.
Um aplicativo OK que precisa de melhorias
Para se conectar ao aplicativo LifeSpan, você precisará estar pedalando para que a bicicleta esteja “ligada” e, portanto, consiga aparecer na lista de dispositivos disponíveis.
Consigui conectar a bicicleta ao aplicativo facilmente várias vezes, embora os controles do aplicativo sejam um pouco desajeitados. Ainda assim, para ajustar a resistência e mudar a cor das luzes ao redor dos pedais, você precisará usar o aplicativo — então fiquei feliz por não ter tido nenhum problema de conectividade.
O aplicativo tem avaliações muito ruins, infelizmente, principalmente de usuários que tiveram problemas repetidos para conectar seus dispositivos LifeSpan. No entanto, toda a experiência do aplicativo para a Ampera Bike parece uma grande melhoria em relação à minha experiência usando o aplicativo com o outro dispositivo LifeSpan que testei, a TR1200-GlowUp esteira sob a mesa. Consigui visualizar e salvar dados de treino e fazer ajustes conforme necessário na resistência com bastante facilidade.
Para ser honesto, achei as luzes que mudam de cor bonitas, mas no geral não vale a pena mexer muito. Trabalho sozinho em um escritório em casa e não consigo ver as luzes enquanto estou pedalando (que é o único momento em que elas estão ligadas), então só estaria fazendo isso para a vibe.
Confortável o suficiente para sentar
Essa bicicleta também é surpreendentemente confortável de usar (e isso vem de alguém que está grávida e tem uma tolerância muito baixa para qualquer tipo de pressão pélvica no momento). Ela tem um assento mais largo do que o assento de bicicleta padrão que vem equipado na maioria das bicicletas de ginástica, então é muito mais resistente e confortável para períodos mais longos de sentar.
Ela é alta demais para ser usada confortavelmente com uma mesa de altura padrão, no entanto, então você também precisará de uma mesa ajustável ou uma mesa com altura de bar.
A LifeSpan Ampera bike vale a pena?
Este não é um conjunto de pedais de mesa barato — é um equipamento de ginástica legítimo que simplesmente é particularmente adequado para sua mesa. Mas com um preço de menos de $1.000, exige um investimento financeiro significativo.
Eu recomendo principalmente para pessoas que já gostam de andar de bicicleta, pessoas que precisam de algo mais de baixo impacto e mais fácil para as articulações do que uma esteira ou pessoas que procuram algo que pode servir como uma cadeira de escritório para trabalhos sentados e estacionários.
No geral, esta é uma bicicleta muito bem feita, confortável e fácil de usar que pode ajudá-lo a se manter ativo durante o dia de trabalho, além de manter seu telefone carregado. Essa é uma situação em que todos ganham.
“