“Microsoft confirma: recurso ‘Recall’ do Windows 11 não pode ser desinstalado”

Microsoft confirma: recurso ‘Recall’ do Windows 11 não pode ser desinstalado

A Microsoft esclareceu que o recurso ‘Recall’ do Copilot+ não pode ser desinstalado do Windows 11.

O ‘Recall’ é um recurso do Copilot+ anunciado em maio que basicamente tira screenshots constantes do seu comportamento enquanto você usa o sistema operacional, supostamente para que os usuários possam encontrar facilmente trabalhos anteriores.

Um relatório do Deskmodder parecia revelar que a atualização recente do Windows 11 24H2 permite que os usuários desinstalem completamente o recurso. Mas agora, em uma declaração à The Verge, a Microsoft esclareceu que a opção de desinstalação era apenas um bug.

\”Estamos cientes de um problema em que o ‘Recall’ está listado incorretamente como uma opção no diálogo ‘Ativar ou Desativar Recursos do Windows’ no Painel de Controle\”, disse o gerente sênior de produtos do Windows, Brandon LeBlanc, à publicação. \”Isso será corrigido em uma atualização futura.\”

Quando a Microsoft anunciou o ‘Recall’, ele foi projetado para ser integrado às funções do Windows 11. O recurso acompanha tudo o que você faz em PCs com Windows compatíveis e usa um modelo de IA generativo local para recuperar informações específicas que um usuário está procurando, navegando por uma biblioteca de screenshots salvos no dispositivo.

Críticos do recurso apontaram imediatamente que ele é altamente suscetível a falhas de segurança cibernética, pois salva indiscriminadamente informações sensíveis, como senhas, trabalho confidencial e informações pessoais.

O ex-especialista em segurança da Microsoft, Kevin Beaumont, o descreveu como um \”desastre\” de segurança cibernética.

\”Roubar tudo o que você já digitou ou visualizou no seu próprio PC com Windows agora é possível com duas linhas de código\”, disse Beaumont.

A reação pública ao novo recurso levou a Microsoft, poucos dias após seu anúncio em maio, a lançar uma nova declaração de que o recurso ‘Recall’ seria opt-in e, portanto, desativado por padrão.

Ele também está sendo investigado pelo Gabinete do Comissário de Informações do Reino Unido (ICO) por violações à privacidade do usuário. Mas depois de toda a comoção e potenciais ramificações legais, o ‘Recall’ foi inicialmente programado para ser lançado em junho, mas foi adiado enquanto a Microsoft se esforçava para resolver problemas de segurança.

Agora, ele será lançado em outubro para testadores do Windows Insiders.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima