Microsoft Abandona Windows 11 SE: O Fim da Batalha Contra o ChromeOS?

A Microsoft anunciou o fim do suporte para o Windows 11 SE, sua versão simplificada do Windows 11 projetada para competir com o ChromeOS no mercado educacional. O suporte oficial, que inclui atualizações de software, assistência técnica e correções de segurança, será encerrado em outubro de 2026. Essa decisão marca o fim de uma tentativa de cinco anos de desafiar o domínio do ChromeOS em escolas e instituições de ensino.

Lançado em 2021, o Windows 11 SE foi concebido como um sistema operacional leve e otimizado para dispositivos de baixo custo, visando o mesmo público dos Chromebooks. A ideia era oferecer uma alternativa Windows para o setor educacional, conhecido pela ampla adoção dos dispositivos ChromeOS. O Surface Laptop SE, lançado simultaneamente, foi a aposta da Microsoft para impulsionar o Windows 11 SE. A Microsoft já tentou outras investidas para ter um sistema operacional mais eficiente. Podemos citar como exemplo o Windows 10 S e o Windows 10X, que nunca chegou a ser lançado.

Embora dispositivos com Windows 11 SE continuem funcionando após o fim do suporte, a Microsoft recomenda a transição para edições padrão do Windows 11 para garantir o recebimento contínuo de atualizações e correções de segurança. O fim do Windows 11 SE levanta questões sobre a capacidade da Microsoft de competir no mercado de sistemas operacionais para educação e se outras iniciativas serão tomadas para enfrentar o avanço do ChromeOS nesse segmento. Essa mudança forçará usuários a migrarem para um sistema operacional diferente ou comprarem novos dispositivos compatíveis com as versões mais recentes do Windows 11.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima