“Meus dados privados provavelmente estão por aí, mas não estou preocupado”

Meus dados privados provavelmente estão por aí, mas não estou preocupado

Sou uma pessoa completamente normal.

Isso não quer dizer que não tenha meus momentos – você deveria me ver com um prato de asas de frango – mas no vasto mar que é a internet, sou, no máximo, um ator coadjuvante. Não sou uma figura pública. Minha maior presença online tem apenas alguns milhares de seguidores em uma plataforma que está em seus últimos dias.

Então, em uma era em que os dados e a privacidade de todos estão constantemente em risco – a última violação pública de dados afetou supostamente milhões – é difícil não se sentir um pouco apático. A vida já é difícil o suficiente. Me preocupo com meus entes queridos, meu trabalho, minha próxima refeição, se tomei meus remédios, minha saúde, o aluguel do próximo mês, se deixei o fogão ligado e as loucas altas e baixas dos Philadelphia 76ers. Simplesmente não consigo me dar ao luxo de me preocupar muito com vigilância digital e segurança online.

Voz fantasmagórica: \”AnYonE cAn FiNd OuT EvErYtHinG AbOuT yOu OnLiNe.\” OK… o que tem para o jantar?

Isso não quer dizer que eu não faria nada se alguém realmente me vigiasse. Se alguém invadisse minhas contas bancárias ou meu e-mail, eu tomaria medidas. Mas além disso, não posso me dar ao luxo de me preocupar. Digamos que alguém possa usar meu aplicativo de corrida, Instagram ou tweets para descobrir onde eu moro. Novamente… OK. E daí? Me dizer que meus tweets são ruins? Já sei disso. Ou desenterrar uma senha antiga? OK… eu e todos os outros que já usaram a internet.

Eu rotulo o TikTok – principalmente para vídeos de culinária e memes esportivos – e sei que houve muita apreensão sobre as supostas conexões do aplicativo com o governo chinês. Entendo que existe um potencial de vigilância? Claro. Estou ciente dos relatórios e pesquisas que mostram que a empresa pode acessar dados de usuários dos EUA. Mas, honestamente, isso é apenas uma condição de estar vivo na internet e parte da sociedade moderna.

O TikTok nem é único. Você sabe quem mais tem acesso aos dados dos usuários e pode compartilhá-los ou vazá-los impropriamente? Quase todas as outras empresas de mídia social. Aqui estão algumas manchetes do Mashable dos últimos anos:

  • Facebook admite ter dado dados de usuários a desenvolvedores terceirizados de forma inadequada, novamente.

  • 23andMe pode ter sofrido outra violação – seus dados estão em perigo

  • Threads, o rival do Twitter do Meta, está rastreando você de todas as maneiras possíveis

  • 235 milhões de contas do Twitter foram vazadas em uma grande violação de dados

  • O IRS publicou acidentalmente algumas informações confidenciais dos contribuintes

Estas são apenas algumas manchetes que encontrei com uma busca rápida. Estranhamente, o fato de que todas as empresas têm acesso a tantos dos meus dados é quase reconfortante. Existe um vasto oceano de dados por aí – por que o meu deveria importar? Em outras palavras, todos fazemos parte de um grande rebanho, e estou apenas esperando que outra pessoa seja o desgarrado que está sendo atacado pelos predadores.

E sejamos realistas, mesmo que você faça tudo certo – se você for super cuidadoso com a privacidade e a vigilância – o IRS pode publicar suas informações, ou algum site pode simplesmente vazar suas coisas.

Admito que essa perspectiva é parcialmente impulsionada pela preguiça. Talvez eu devesse me importar mais. Mas evitar a vigilância online significa ser hipervigilante, e meu irmão, eu não sou assim. Compartilho sem pensar. Vou comer uma fatia de pizza e imediatamente twittar: \”Acabei de comer – agora mesmo, neste segundo – uma ótima fatia de pizza neste local exato\”, e até mesmo colocarei a longitude e a latitude para dar um bom toque. Nunca li uma única palavra de um contrato de termos de serviço. Não faço ideia quais aplicativos estão rastreando o quê.

Mas não posso me dar ao luxo de me preocupar. E eu diria que, a menos que você seja um influenciador importante, um político, algum líder empresarial ou Taylor Swift, você provavelmente também não precisa se preocupar tanto. Alguns dos meus colegas mais inteligentes e mais experientes em tecnologia provavelmente estão gritando: \”Não ouça o Tim!!!\” Mas a maioria de nós não é importante o suficiente para se preocupar em ser vigiada. E mesmo que devêssemos nos importar, o que diabos podemos fazer?

Se um comentarista estranho quiser encontrar meu endereço de e-mail pessoal, se um hacker quiser acessar meus dados, se uma empresa quiser compartilhar meus dados com anunciantes ou se o governo da China quiser… qualquer coisa sobre mim, realmente não há muito que eu possa fazer para impedir isso. Se você quiser ver o que estou fazendo online, fique à vontade. Sou apenas um cara.

O que devo fazer? Abdicar completamente da internet? É, OK. Como um sábio já disse, nunca vou sair.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima