“Loops: Uma Alternativa Open-Source ao TikTok Chega ao Fediverse”

Loops: Uma Alternativa Open-Source ao TikTok Chega ao Fediverse

O fediverse está crescendo. Loops, um clone open-source do TikTok, começou a aceitar inscrições, como noticiado inicialmente pelo TechCrunch.

A plataforma de vídeos curtos e em loop oferecerá uma alternativa open-source ao TikTok da mesma forma que o Mastodon oferece uma opção alternativa ao X, antes conhecido como Twitter. O Loops foi criado por Daniel Supernault, o fundador do Pixelfed, uma alternativa open-source ao Instagram. O projeto está sendo financiado por apoio de usuários.

Para aqueles que não estão familiarizados, o fediverse é um grupo de plataformas de mídia social que trabalham juntas por meio de um protocolo federado para permitir que os usuários se comuniquem e interajam entre si entre as redes sociais. Uma série de plataformas online, como Mastodon, WordPress, Flipboard e até mesmo o Threads do Meta, ingressaram no fediverse no último ano. Ao implementar esse protocolo, os usuários do Threads podem optar por ter seu conteúdo acessível automaticamente em plataformas como o Mastodon.

O Loops funcionará de forma semelhante ao TikTok, permitindo que os usuários publiquem vídeos curtos, além de comentar e compartilhar clipes. No entanto, para novos usuários, o conteúdo será mantido em uma fila de moderação enquanto eles constroem sua “pontuação de confiança”. Essa pontuação de confiança também ajudará a plataforma a ocultar determinados comentários e aplicar rótulos de aviso a clipes. Usuários com pontuações de confiança altas poderão postar conteúdo imediatamente sem ter que esperar por aprovação.

Como acontece com a maioria das plataformas open-source, o Loops é orientado à privacidade do usuário. A plataforma afirma que não venderá dados do usuário para anunciantes de terceiros ou permitirá que o conteúdo do usuário seja usado para treinar IA.

Será interessante ver uma alternativa independente ao TikTok. Enquanto a plataforma de vídeos virais encontrou concorrência com o YouTube Shorts, a maioria das outras tentativas de enfrentar o TikTok ainda não obteve sucesso. O Facebook, por exemplo, tentou competir com o TikTok com um aplicativo chamado Lasso, que acabou sendo encerrado em 2020.

O Loops será bem-sucedido? A julgar pelo aumento de popularidade de alternativas ao X, como o Bluesky e o Threads, ele certamente tem uma chance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima