“Grok, chatbot do X, agora direciona usuários para Vote.gov após preocupações com desinformação eleitoral”

Grok, chatbot do X, agora direciona usuários para Vote.gov após preocupações com desinformação eleitoral

O chatbot de IA nativo do X, Grok, agora fornece aos usuários que fazem consultas relacionadas às eleições um banner do Vote.gov e os direciona a visitar o site para obter \”informações precisas e atualizadas sobre as eleições dos EUA de 2024.\”

No início deste mês, Secretários de Estado de Michigan, Minnesota, Novo México, Pensilvânia e Washington exigiram ações do X após investigações sobre relatos de que o chatbot divulgava informações eleitorais incorretas. Respostas falsas incluíam informações imprecisas sobre prazos de votação para vários estados. O grupo instou a empresa a seguir os passos da OpenAI, que fez parceria com a Associação Nacional de Secretários de Estado para fornecer informações eleitorais por meio do CanIVote.org.

Embora o X não tenha concordado com tal parceria, líderes estaduais responderam positivamente à nova atualização do Grok: \”Agradecemos a ação do X para melhorar sua plataforma e esperamos que continue a fazer melhorias que garantam que seus usuários tenham acesso a informações precisas de fontes confiáveis neste ano eleitoral crítico.\”

No entanto, os legisladores ainda desejam ver mais movimentação na disseminação de desinformação eleitoral e deepfakes por parte de atores da indústria e agências federais. Em 27 de agosto, uma coalizão de legisladores democratas voltou a solicitar à Comissão Federal de Eleições (FEC) que esclarecesse sua postura sobre imagens sintéticas de candidatos geradas por IA. O grupo, que se junta ao grupo de defesa dos direitos do consumidor Public Citizen, exigiu que a FEC estabeleça regras sobre o uso de \”IA enganosa\” e decida se elas podem ser classificadas como \”representação fraudulenta\” em campanhas.

Em uma carta enviada à FEC, os legisladores chamaram especificamente a atenção para imagens recentes geradas pelo Grok 2, a versão mais recente do bot, introduzida com novas capacidades de geração de imagens. \”É fundamental para nossa democracia que isso seja resolvido prontamente, observando o grau em que o Grok-2 já foi usado para distribuir conteúdo falso sobre a eleição presidencial de 2024\”, diz a carta.

\”Embora campanhas de desinformação eleitoral e supressão de votos não sejam novidade neste país, a IA tem o potencial de superalimentar a decepção em um ecossistema já repleto de conteúdo falso\”, escreveu a congressista Shontel M. Brown. \”O Twitter e Elon Musk têm a responsabilidade de implementar e exigir o uso responsável de sua tecnologia de IA e, caso contrário, a FEC deve intervir urgentemente para evitar novas fraudes eleitorais, especialmente por um dos dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos.\””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima