Imagine nunca mais se perder na Lua! Uma empresa espanhola, a GMV, está trabalhando em um sistema de navegação lunar semelhante ao GPS que usamos na Terra. O projeto, chamado LUPIN, visa facilitar a vida de astronautas, empresas e futuros colonos lunares, permitindo que eles se orientem com precisão na superfície lunar.
Atualmente, a comunicação e a navegação na Lua dependem da visibilidade direta com a Terra ou de satélites de retransmissão em órbita lunar. Isso causa zonas de sombra de comunicação e atrasos, dificultando a tomada de decisões em tempo real. O LUPIN busca resolver esses problemas, utilizando satélites em órbita lunar para fornecer sinais de posicionamento, da mesma forma que o GPS funciona na Terra. Esse sistema será adaptado para áreas de interesse específicas, como o polo sul lunar, o lado oculto da Lua e regiões permanentemente sombreadas.
A GMV está desenvolvendo o LUPIN em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), uma colaboração que remonta ao primeiro contrato governamental da GMV em 1984. Steven Kay, diretor do projeto, afirmou que o LUPIN pode ser um passo importante para estabelecer uma presença humana duradoura na Lua e, potencialmente, servir como um trampolim para a exploração de Marte. Com a precisão do GPS, a exploração lunar se tornará mais segura, eficiente e acessível, pavimentando o caminho para futuras missões espaciais ambiciosas. A tecnologia empregada aproveita satélites já existentes em órbita da Lua, o que otimiza custos e tempo de implementação.
Origem: Link