“
Google Apresenta o Poderoso Chip Quântico Willow
Em uma publicação em seu blog, o Google apresentou o Willow, seu mais recente chip quântico. A apresentação foi cercada por manchetes que sugerem algo semelhante ao obelisco em 2001: Uma Odisséia no Espaço. A inovação, no entanto, pode não estar relacionada à potência: o Google afirma ter reduzido os erros – um grande problema na construção de computadores quânticos – adicionando mais qubits ao sistema.
Na verdade, o Google não faz nenhuma afirmação de supremacia quântica desta vez – algo que a empresa fez quando apresentou publicamente seu computador quântico de geração anterior em 2019. Essa afirmação rapidamente se tornou controversa, com um pesquisador chamando o anúncio da empresa de “simplesmente errado”. Parte do problema na época era que o último chip quântico do Google não fazia parte de um computador quântico de uso geral. Em vez disso, superou os computadores clássicos em uma única tarefa: amostragem de circuito aleatório (RCS). Mas, nas próprias palavras do Google, a RCS “não tem aplicações conhecidas no mundo real”. A empresa, no entanto, mantém a métrica, alegando que o desempenho da RCS é um indicador amplamente reconhecido da computação quântica. Isso dificulta as comparações reais: rivais como IBM e Honeywell usam uma métrica de volume quântico para destacar suas inovações. Eles afirmam que isso fornece uma compreensão mais holística das capacidades de uma máquina. As especificações e a publicação do blog do Google não mencionam o volume quântico.
Além do chip Willow, outras notícias relevantes incluem o lançamento global do modelo de IA de geração de vídeo Sora da OpenAI, o retorno do gerador de imagens Aurora do Grok no X (antigo Twitter) e as novidades do iOS 18.2. Também foram apresentados uma nova soundbar inteligente da Bose, que utiliza fones de ouvido como alto-falantes surround, e o sistema de microfone sem fio Rode Wireless GO III, com 40 horas de armazenamento interno e novas opções de cores. Por fim, o Raspberry Pi 500, um computador de US$ 90 integrado a um teclado, também foi anunciado.
“