Google Acerta Acordo Milionário com Texas por Violação de Privacidade de Dados

A gigante da tecnologia Google concordou em pagar ao estado do Texas a quantia de US$ 1,375 bilhão para encerrar duas ações judiciais que a acusavam de violar os direitos de privacidade de dados dos residentes do estado. O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, iniciou o processo em 2022, alegando que a empresa coletava dados biométricos dos usuários sem o consentimento explícito deles e continuava rastreando sua localização mesmo após o recurso ter sido desativado.

Segundo o escritório do procurador-geral, esse é o maior valor que o Google já concordou em pagar para resolver ações semelhantes relacionadas a violações de privacidade de dados. As alegações centravam-se na suposta coleta secreta de dados de movimento, pesquisas privadas e até mesmo impressões de voz e geometria facial dos usuários através dos produtos e serviços da empresa. O Google, por sua vez, argumentou que as acusações deturpam a funcionalidade de seus produtos.

Apesar do acordo, o Google não admitiu qualquer irregularidade ou responsabilidade. Um representante da empresa declarou que o acordo resolve uma série de reivindicações antigas, muitas das quais já haviam sido resolvidas em outros lugares, e que se referem a políticas de produtos que já foram alteradas há muito tempo. Curiosamente, o Google não precisará fazer nenhuma alteração em seus produtos como parte do acordo. A Meta também concordou em pagar ao Texas US$ 1,4 bilhão em julho de 2024 para resolver uma ação judicial semelhante, que acusava a empresa de coletar dados de reconhecimento facial de seus residentes.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima