“
O recurso de geração de imagens integrado ao ChatGPT agora está disponível para todos os usuários. O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou na semana passada um adiamento no lançamento para usuários da versão gratuita, devido à popularidade inesperada da ferramenta. Entretanto, a empresa disponibilizou o recurso no final de semana, permitindo que os usuários gerem imagens diretamente no ChatGPT, sem precisar alternar para o gerador DALL-E da OpenAI. Anteriormente, essa funcionalidade era exclusiva para assinantes dos planos Plus, Pro e Team.
Altman havia mencionado que usuários gratuitos teriam um limite de três imagens por dia. No entanto, relatos indicam que alguns usuários estão limitados a apenas uma imagem diária. Aqueles que conseguem gerar mais de uma imagem ainda precisam esperar entre alguns minutos e algumas horas. Um dos usos mais populares da ferramenta tem sido a criação de imagens no estilo Ghibli usando fotos reais. Os usuários simplesmente enviam a foto e instruem o ChatGPT, em linguagem natural, a criar uma versão no estilo Ghibli. Essa tendência gerou preocupações sobre a legalidade do uso de trabalhos com direitos autorais como dados de treinamento para inteligência artificial, e reacendeu a reação de Hayao Miyazaki, fundador do Studio Ghibli, ao ver animações geradas por IA anos atrás: “Sinto fortemente que isso é um insulto à vida em si”.
Em uma publicação na rede social, Altman afirmou que a ferramenta ainda pode apresentar comportamento errático e recusar algumas gerações que deveriam ser permitidas, problema que a OpenAI está corrigindo. A empresa também informou que toma medidas caso uma imagem gerada viole as diretrizes da empresa, sem, contudo, detalhar quais são essas medidas.
“