“FTC Publica Estudo Revelando Extensa Vigilância de Dados por Redes Sociais”

FTC Publica Estudo Revelando Extensa Vigilância de Dados por Redes Sociais

Um estudo abrangente da FTC, realizado ao longo de quatro anos, revelou que diversas plataformas de mídia social e serviços de streaming se dedicam à \”vigilância em massa de consumidores com o intuito de monetizar suas informações pessoais\”. Essa vigilância abrange usuários adultos, mas também afeta crianças e adolescentes.

O estudo descobriu que as empresas coletam e \”retêm indefinidamente quantidades imensas de dados\”, além de se envolverem em \”amplo compartilhamento de dados\” com medidas de segurança \”deficientes\”. Algumas empresas não excluíam todos os dados do usuário após solicitações de exclusão, e algumas utilizavam tecnologias invasivas de privacidade, como \”pixels de rastreamento\”, para \”facilitar a publicidade direcionada a usuários com base em suas preferências e interesses\”.

A FTC também constatou que os usuários (e até mesmo aqueles que não são usuários) tinham pouca ou nenhuma opção para desabilitar o uso de seus dados por sistemas automatizados, como algoritmos, análise de dados e inteligência artificial. As empresas empregavam \”abordagens diferentes, inconsistentes e inadequadas para monitorar e testar o uso\” desses sistemas automatizados.

O estudo conclui que a \”autorregulamentação falhou\” e recomenda que o Congresso promulgue legislação abrangente de privacidade para limitar a vigilância e oferecer \”proteções básicas\”. Também sugere que as empresas de mídia social e streaming limitem a coleta e o compartilhamento de dados com terceiros, excluam dados do consumidor quando não forem mais necessários ou mediante solicitação, parem de utilizar tecnologias invasivas de rastreamento de anúncios, como pixels, e sejam mais transparentes em relação aos seus métodos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima