“Estúdios de Cinema Lucraram com Trailers Falsos Gerados por IA no YouTube”

Usuários regulares do YouTube provavelmente notaram uma abundância de trailers falsos de filmes gerados por IA no último ano. Essa enxurrada de conteúdo gerado por IA está por toda a plataforma. Acontece que grandes estúdios de cinema realmente lucraram com esses vídeos, segundo reportagem do Deadline.

O esquema funcionou como uma espécie de extorsão. Os estúdios de Hollywood não aplicaram direitos autorais a esses vídeos. Em vez disso, fecharam um acordo com o YouTube para garantir que recebessem a receita de anúncios em vez das pessoas que escreveram algumas instruções e fizeram edições leves. Um dos vídeos mais famosos é um trailer falso da próxima reinicialização do Superman. Este enganou até mesmo a televisão nacional francesa, levando o diretor James Gunn a postar três emojis de vômito no X. Provavelmente ele não sabia que a Warner Bros. Discovery era uma das empresas que estavam lucrando com essas imitações pálidas.

Surge a questão de por que grandes estúdios de cinema permitiriam que suas marcas fossem diluídas por bobagens geradas por IA. Afinal, esses trailers falsos existem ao lado dos teasers reais e ficou provado que podem confundir as pessoas. Não temos números financeiros reais, mas os vídeos acumularam bilhões de visualizações. Talvez isso seja suficiente para empresas de visão de curto prazo. O sindicato de atores SAG-AFTRA chamou o evento todo de \”corrida para o fundo\”.

De qualquer forma, o trem do dinheiro parou. O YouTube desativou a receita de anúncios para esse tipo de vídeo, provavelmente devido à reportagem do Deadline. Canais populares que distribuíam esse conteúdo, como o Screen Culture, foram removidos do programa de parceiros. Agora, ninguém ganhará dinheiro com um Leonardo DiCaprio ligeiramente diferente fazendo seu caminho em uma temporada de Squid Game. Os canais podem recorrer da decisão do YouTube. O fundador de um canal chamado KH Studio, que acumulou centenas de milhões de visualizações, disse que nunca teve a intenção de enganar os espectadores. Eles apenas queriam criar cenários \”e se\”. \”Estou gerenciando o KH Studio em tempo integral há mais de três anos, investindo tudo nele. É difícil ver isso agrupado como ‘conteúdo enganoso’ na decisão de desmonetização, quando meu objetivo sempre foi explorar possibilidades criativas – não deturpar lançamentos reais\”, acrescentaram. O canal Screen Culture, com mais de 1,4 milhão de inscritos e 1.800 vídeos postados, tem trailers falsos para quase tudo que existe. Por exemplo, o canal postou mais de 20 trailers gerados por IA para o próximo filme da Marvel, Fantastic Four: First Steps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima