“
Cruise retoma operações na Califórnia, mas com motoristas humanos
A empresa de veículos autônomos Cruise está retornando lentamente às operações na Califórnia após um incidente em que um pedestre foi atingido e arrastado por um robotaxi por cerca de 6 metros em outubro de 2023. A empresa postou no X que está reintroduzindo veículos de mapeamento operados por humanos nas ruas de Mountain View e Sunnyvale. Seu próximo objetivo declarado é \”avançar para testes supervisionados com até 5 veículos autônomos no final deste outono.\”
O último ano não tem sido fácil para a Cruise, que foi adquirida pela GM em 2016. Em 2 de outubro do ano passado, um pedestre em São Francisco foi atingido por um motorista humano que fugiu do local, mas o impacto a colocou no caminho de um táxi autônomo da Cruise que a arrastou por 6 metros e acabou parando em cima de sua perna. Após o incidente, a Cruise foi destituída de sua licença para operar veículos autônomos na Califórnia. A empresa interrompeu todas as operações de seus carros autônomos e seu serviço de robotaxi com motorista, a fim de realizar uma revisão completa de segurança.
Desde então, no entanto, a Cruise tem recuperado gradualmente. Veículos com motoristas retornaram ao Arizona em abril e a Houston em junho. O retorno ao Texas foi acompanhado por um anúncio de que a GM investiria US$ 850 milhões na Cruise para apoiar seus custos operacionais. Agora, ela voltou ao mercado da Califórnia, ainda que em uma capacidade extremamente reduzida. Essas novas incursões foram todas preliminares, e nenhum dos carros autônomos voltou às ruas ainda. Mas a Cruise ainda tem um longo caminho a percorrer para provar suas credenciais de segurança e recuperar a confiança do público.
“