“Comissão Europeia investiga Temu por venda de produtos ilegais”

Comissão Europeia investiga Temu por venda de produtos ilegais

A Comissão Europeia (CE) anunciou que está abrindo uma investigação formal sobre a Temu, uma plataforma de varejo online, por permitir a venda de produtos ilegais. A investigação também abrange o design potencialmente viciante da plataforma, seus sistemas de recomendação de produtos e o acesso aos dados para pesquisadores.

A investigação se concentra nas violações da Lei de Serviços Digitais (DSA), que dá à CE o poder de impor multas de até seis por cento da receita anual da Temu. Em uma declaração para o Engadget, um porta-voz da empresa afirmou que a Temu cooperará totalmente com a investigação e está em discussões para se juntar ao Memorando de Entendimento (MoU) sobre a venda de bens falsificados na internet, uma iniciativa da CE que reúne varejistas online para combater a venda de produtos falsificados na Europa.

Esta investigação da CE segue um relatório preliminar de avaliação de riscos que a Temu forneceu à UE no final de setembro, suas respostas aos pedidos formais da Comissão em junho e outubro e informações compartilhadas por terceiros. A investigação da Temu se junta a outras investigações do DSA em relação ao Meta, X, AliExpress e TikTok.

Os EUA, que normalmente ficam atrás da UE no controle das Big Techs, disseram em setembro que também podem investigar a Temu. A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC) ordenou que sua equipe avaliasse as preocupações sobre “produtos mortais para bebês e crianças pequenas” na plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima