“
Boeing’s Starliner retornará à Terra sem tripulação em 6 de setembro
A Starliner está programada para se desacoplar da Estação Espacial Internacional e retornar à Terra no dia 6 de setembro às 18h04, horário do leste dos EUA, no mínimo. Se o tempo colaborar e a espaçonave sair da ISS como planejado, ela pousará no White Sands Space Harbor, no Novo México, com a ajuda de paraquedas para diminuir sua descida e airbags inflados por volta das 0h03, horário do leste dos EUA, de 7 de setembro. Embora as equipes terrestres no Controle da Missão Starliner em Houston e no Centro de Controle da Missão Boeing na Flórida possam controlar a espaçonave remotamente se necessário, será um voo não tripulado, totalmente autônomo para a Starliner.
A NASA anunciou recentemente que Butch Wilmore e Suni Williams, os astronautas que foram à ISS a bordo da Starliner para seu primeiro voo tripulado, retornarão para casa em um SpaceX Crew Dragon. Wilmore e Williams voaram para a ISS em junho e só deveriam passar pouco mais de uma semana no laboratório orbital. No entanto, a caminho, cinco dos propulsores de manobra da espaçonave falharam, e seu problema de vazamento de hélio que anteriormente causou o adiamento do lançamento havia piorado. Engenheiros em terra realizaram testes com a ajuda dos astronautas na ISS para determinar se a Starliner era segura para a tripulação retornar à Terra. No fim, a NASA decidiu que é mais seguro para Wilmore e Williams voltarem para casa em um veículo SpaceX, porque "havia muita incerteza" em torno dos propulsores da Starliner.
A agência espacial cobrirá o retorno da Starliner ao vivo no NASA+, no aplicativo da NASA e em seu site. Quanto à missão SpaceX Crew-9 que está substituindo o veículo da Boeing na ISS, seu lançamento está previsto para não antes de 24 de setembro. Em vez de voar com quatro astronautas como planejado, ela voará com dois – o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov – para deixar dois assentos vazios para seu voo de retorno com Wilmore e Williams em fevereiro de 2025.
“