“
Astronauta da NASA filma cometa espetacular passando pela Terra
Um visitante gelado está voando pelo sistema solar interno. O cometa Tsuchinshan-ATLAS, também chamado de Cometa C/2023 A3, ficou mais brilhante à medida que se aproximava do Sol, permitindo que astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional capturassem imagens vívidas dessa antiga bola de gelo, rocha e poeira.
O astronauta da NASA Matthew Dominick postou recentemente uma visão do cometa subindo acima da Terra enquanto a estação cruzava sua órbita a cerca de 17.500 mph. \”O cometa surge acima do horizonte pouco antes do nascer do sol orbital, entre a aurora e satélites girando\”, postou o engenheiro de voo da agência espacial online. O cometa aparece no fundo da visão por volta de 12 segundos no clipe curto.
Nessa visão de 29 de setembro, o cometa está a cerca de 75 milhões de milhas da Terra e a 38 milhões de milhas do Sol (a Terra está a 93 milhões de milhas de nossa estrela). À medida que os cometas se aproximam do Sol, eles aquecem e ejetam poeira e gás para o espaço, deixando rastros longos de material de milhões de milhas de comprimento, como você pode ver abaixo. O cometa C/2023 A3 acabou de fazer sua maior aproximação do Sol em 27 de setembro e agora está a caminho das regiões profundamente frias do sistema solar profundo.
Os cometas têm muito material para queimar, pois geralmente têm de milhas a dezenas de milhas de comprimento. \”Quando congelados, eles têm o tamanho de uma cidade pequena\”, explicou a NASA. Um cometa em particular, descoberto em 2021, tem 85 milhas de largura.
Embora Dominick tenha capturado o cometa com uma câmera, ele observou que também é visível a olho nu da estação espacial. E na Terra, pode ser visível para observadores de estrelas. O \”melhor show\”, enquanto o cometa atravessa a Terra e o Sol, provavelmente acontecerá em meados de outubro.
Mas se este cometa te escapar, ou você não conseguir escapar para céus escuros o suficiente, aproveite a vista do espaço.
“