“
Apple Music agora permite que artistas transformem setlists de shows em playlists
Criar uma playlist com as músicas que um artista toca em seus shows é algo que muitos fãs já fazem, seja para se preparar para um show ou reviver a experiência. Anteriormente, era necessário usar serviços de terceiros para criar essas playlists, mas a Apple Music agora facilita esse processo para artistas.
A plataforma agora permite que artistas transformem seus setlists em playlists, utilizando informações do site de turnês Bandsintown. Após conectar as duas plataformas, os artistas podem escolher o tipo de show (concerto, turnê ou residência) no Apple Music for Artists e vinculá-lo a datas futuras no Bandsintown. Em seguida, eles podem definir uma data de publicação e usar a pesquisa para criar a playlist. Essas playlists podem incluir músicas originais, covers ou colaborações com outros artistas. A Apple Music permite playlists ilimitadas de setlists para shows passados ou futuros, mas recomenda que os artistas escolham um tracklist que reflita com mais precisão toda a turnê, caso estejam criando uma para uma série de datas.
Embora essa funcionalidade seja nova para os artistas, a Apple Music já oferece playlists para turnês populares, como a Quittin’ Time Tour de Zach Bryan. A empresa destaca essa ferramenta como uma forma de promover o trabalho dos artistas, com diversas opções para compartilhamento das playlists. No entanto, essa também é uma ótima ferramenta para fãs que desejam saber mais sobre as músicas que ouvirão em um show, para quem não poderá comparecer a um show ou para reviver a experiência de ver um artista ao vivo.
“