“
O segundo episódio de Dune: Prophecy apresenta outra visão críptica. A profecia deste episódio vem da Irmã Lila (Chloe Lea), uma jovem acólita da Irmandade que decide se submeter ao perigoso ritual conhecido como Agonia antes mesmo de estar preparada. Durante a Agonia, a Irmã toma o veneno conhecido como Água da Vida, derivada de vermes de areia bebês. Uma Irmã bem preparada consegue neutralizar o veneno em seu corpo, desbloqueando sua memória genética e se tornando uma Madre Reverenda. Já vimos este ritual em Duna: Parte Dois, quando Lady Jessica (Rebecca Ferguson) se transforma com sucesso em Madre Reverenda para os Fremen.
No entanto, falhar em transformar a Água da Vida significa a morte. É por isso que acólitas menos experientes como Lila não a tomam. Então, por que ela está se submetendo a isso? Lila é descendente da fundadora da Irmandade, Madre Superiora Raquella Berto-Anirul (Cathy Tyson), que previu o acerto de contas conhecido como Tiran-Arafel. A atual Madre Superiora Valya Harkonnen (Emily Watson) e sua irmã, Madre Reverenda Tula Harkonnen (Olivia Williams), esperam que se Lila conseguir desbloquear sua memória genética e se conectar com Raquella, ela consiga fornecer sabedoria que ajude a Irmandade a superar os desafios futuros. O plano, porém, sai terrivelmente mal. Lila sucumbe à Água da Vida, mas antes, ela revela uma profecia sinistra de Dorotea (Camilla Beeput), neta de Raquella: “A chave para o acerto de contas é um nascido duas vezes. Uma vez no sangue. Uma vez na especiaria. Um espectro cheio de cicatrizes. Uma arma forjada na guerra, em um caminho muito curto.”
A profecia aponta para Desmond Hart (Travis Fimmel). Nascido no sangue, ele também teve um renascimento no deserto de Arrakis ao ser engolido por um verme de areia, experiência que o aproxima de um nascimento na especiaria. Ele também tem várias cicatrizes e é um soldado, uma “arma forjada na guerra”. A palavra “espectro”, porém, levanta a possibilidade de ele ser um ghola, um clone humano criado a partir de tecido morto pela facção Bene Tleilaxu. Se Desmond fosse um ghola, isso explicaria seus poderes.
Contudo, a profecia pode se referir a outra pessoa. A série deixa em aberto se Desmond é realmente tão poderoso quanto afirma ou se é apenas um detalhe irrelevante. A questão de quem é o “espectro” nascido duas vezes permanece sem resposta, alimentando a especulação sobre os próximos eventos.
“