“Bluesky: 15 milhões de usuários e um milhão de novos cadastros em uma semana”

Bluesky: 15 milhões de usuários e um milhão de novos cadastros em uma semana

A plataforma Bluesky, que busca ser uma alternativa ao X (antigo Twitter), está ganhando cada vez mais força. A plataforma ultrapassou a marca de 15 milhões de usuários após ter registrado mais de um milhão de novos cadastros na última semana, segundo a empresa.

Embora o número de usuários do Bluesky ainda seja significativamente menor que o de Threads, que com 275 milhões de usuários é seu maior rival, há sinais de que os usuários do Threads estão cada vez mais curiosos sobre a plataforma. “Bluesky” tem sido um tema em alta no Threads nos últimos dias, e uma pesquisa dentro da plataforma mostra que há mais de 19.000 postagens sobre “Bluesky”. O próprio Bluesky também tem feito um esforço para conquistar usuários do Threads nas últimas semanas, publicando regularmente no serviço da Meta.

Esse esforço parece estar funcionando. Há um mês, a plataforma tinha pouco menos de 9 milhões de usuários. Seu aplicativo móvel também ocupa o primeiro lugar na App Store da Apple, seguido por Threads e ChatGPT. Seu recente sucesso também parece ser impulsionado, pelo menos em parte, pela frustração com Elon Musk e o X após a eleição presidencial dos EUA.

Um relatório recente da empresa de análise web SimilarWeb descobriu que “mais de 115.000 visitantes da web dos EUA desativaram suas contas” em 7 de novembro, “mais do que em qualquer outro dia da gestão de Elon Musk”. O relatório também observou que “o tráfego da web e os usuários ativos diários para o Bluesky aumentaram drasticamente na semana anterior à eleição e novamente após o dia da eleição”, com o Bluesky, em certos momentos, registrando mais tráfego da web do que o Threads. (O uso móvel do Threads, no entanto, ainda está “muito à frente” do Bluesky.)

“Nos EUA, o Bluesky recebeu mais visitas da web do que o Threads imediatamente após a eleição”, observa o relatório. “Para contextualizar, é importante observar que ambos os serviços são centrados em aplicativos, embora ofereçam uma interface para web.”

Por sua vez, o Bluesky parece decidido a se diferenciar de seus rivais maiores, controlados por bilionários. A empresa, que começou como um projeto interno no Twitter antes de se tornar uma entidade independente, experimentou novos recursos como feeds personalizados, serviços de moderação criados pelos usuários e “pacotes iniciais” para novos usuários.

“Você provavelmente está acostumado a ficar preso em um único algoritmo controlado por um pequeno grupo de pessoas, esse não é mais o caso”, compartilhou a COO do Bluesky, Rose Wang, em um vídeo voltado para novos usuários na terça-feira. “No Bluesky, existem cerca de 50.000 feeds diferentes… esses feeds fornecem um cantinho aconchegante para você conhecer pessoas com interesses semelhantes. E você pode realmente fazer amigos novamente, porque você não está mais vinculado a um algoritmo dominante que promove as postagens mais polarizantes ou as maiores marcas, e esse é o mandato do Bluesky.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima