“Adeus, Macs com 8GB de RAM: Apple torna 16GB o novo padrão”

Adeus, Macs com 8GB de RAM: Apple torna 16GB o novo padrão

Nos últimos anos, sempre que a Apple lançava configurações básicas de dispositivos Mac com 8GB de RAM, a gigante da tecnologia de Cupertino enfrentava críticas de consumidores, argumentando que 8GB de memória era simplesmente insuficiente para as demandas atuais.

Por exemplo, quando a Apple equipou os modelos MacBook Pro de 14 polegadas do ano passado com o chip M3, os críticos expressaram decepção com o fato de que a configuração básica oferecia apenas 8GB de RAM.

Quando a Apple lançou o MacBook Air M3 de 15 polegadas no início deste ano com a mesma configuração básica, também gerou uma discussão animada nas mídias sociais sobre se 8GB de RAM eram suficientes.

Seja por preocupação com o suporte ao Apple Intelligence (a nova suíte de IA exige mais largura de banda de memória) ou por realmente ter escutado o feedback crítico, parece que o novo lote de modelos M4 MacBook Pro agora começam com 16GB de RAM.

O mesmo pode ser dito para os novos modelos iMac e Mac mini M4 que foram lançados esta semana. A família MacBook Air agora também começa com 16GB de RAM, sem nenhum custo adicional para os consumidores.

Sabe o que isso significa? É o fim de uma era.

No ano passado, o vice-presidente de marketing de produtos globais da Apple afirmou que “8GB [de RAM] em um MacBook Pro M3 é provavelmente análogo a 16GB em outros sistemas” porque suas máquinas usam a memória de forma mais eficiente por meio de compressão de memória avançada e uma arquitetura de memória unificada.

Esse comentário não caiu bem entre os consumidores.

Como insinuado anteriormente, não sabemos se o Apple Intelligence ou a escuta do cliente tem algo a ver com o novo padrão de 16GB de RAM da Apple, mas não estamos reclamando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima