“X atualiza política de privacidade para permitir que terceiros treinem modelos de IA com seus dados”

X atualiza política de privacidade para permitir que terceiros treinem modelos de IA com seus dados

O X está atualizando sua política de privacidade com novas linguagem que permite fornecer dados dos usuários a \”colaboradores\” de terceiros para treinar modelos de IA. A nova política, que entra em vigor em 15 de novembro de 2024, parece abrir caminho para acordos semelhantes ao Reddit, em que empresas externas podem pagar para licenciar dados do X.

A política atualizada compartilhada pelo X inclui uma nova seção intitulada \”colaboradores de terceiros\”.

Dependendo das suas configurações, ou se você decidir compartilhar seus dados, podemos compartilhar ou divulgar suas informações para terceiros. Se você não optar por sair, em alguns casos, os destinatários das informações podem usá-las para seus próprios propósitos independentes, além daqueles declarados na Política de Privacidade do X, incluindo, por exemplo, treinar seus modelos de inteligência artificial, sejam eles generativos ou não.

Embora a política mencione a possibilidade de optar por sair, não está claro como os usuários fariam isso. Como o TechCrunch observa, a política aponta para o menu de configurações dos usuários, mas não parece haver nenhum controle para optar por sair do compartilhamento de dados. No entanto, a política não entra em vigor até o próximo mês, então ainda há uma chance de que isso possa mudar. O X não respondeu a um pedido de comentário.

Se o X começasse a licenciar seus dados para outras empresas, isso poderia abrir uma nova e significativa fonte de receita para a empresa de mídia social, que tem visto declínio do interesse de grandes anunciantes.

Além da política de privacidade, o X também está atualizando seus termos de serviço com penalidades mais rigorosas para entidades que forem pegas \”raspando\” um grande número de tweets. Em uma seção intitulada \”danos líquidos\”, a empresa afirma que qualquer pessoa que visualizar ou acessar mais de um milhão de postagens por dia estará sujeita a uma penalidade de US$ 15.000.

Proteger os dados de nossos usuários e os recursos do nosso sistema é importante para nós. Você concorda ainda que, na medida permitida pela lei aplicável, se você violar os Termos ou induzir ou facilitar que outras pessoas o façam, além de todas as outras medidas legais disponíveis para nós, você será solidariamente responsável perante nós pelos danos líquidos, conforme descrito a seguir, por solicitar, visualizar ou acessar mais de 1.000.000 de postagens (incluindo postagens de resposta, postagens de vídeo, postagens de imagem e quaisquer outras postagens) em qualquer período de 24 horas – US$ 15.000 por 1.000.000 de postagens.

O proprietário do X, Elon Musk, já criticou o \”raspagem\” no passado. No ano passado, a empresa bloqueou temporariamente as pessoas de visualizar tweets enquanto estavam deslogadas, em uma medida que Musk atribuiu à defesa contra raspadores. Ele também moveu a API do X para trás de um paywall, o que dificultou drasticamente a capacidade dos pesquisadores de estudar o que está acontecendo na plataforma. Ele também usou alegações de \”raspagem\” para justificar processos contra organizações que tentaram estudar discurso de ódio e outros problemas na plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima