A OpenAI acaba de lançar o ‘Modo Estudo’ para o ChatGPT, uma nova funcionalidade projetada para transformar o chatbot em um tutor pessoal interativo. Ao invés de simplesmente fornecer respostas diretas, o Modo Estudo incentiva os usuários a aprenderem através da resolução de problemas e do diálogo socrático, adaptando-se ao nível de conhecimento e aos objetivos de cada indivíduo.
Ao ativar o Modo Estudo, o ChatGPT solicita que o usuário explique seus objetivos e nível de conhecimento sobre o tópico em questão. Com base nessas informações, o chatbot oferece uma lição personalizada, cobrindo desde os fundamentos até os conceitos mais avançados. Se um estudante universitário precisa de ajuda com um problema complexo de física, o ChatGPT irá direto ao ponto, oferecendo um módulo de aprendizado específico. Se alguém precisa relembrar um tópico para responder uma pergunta específica, o chatbot irá revisar os conceitos básicos. A ideia é trabalhar em conjunto com o usuário, guiando-o através do processo de aprendizado.
A OpenAI espera que o Modo Estudo motive os estudantes a usar a IA de forma mais eficaz para o aprendizado profundo. A empresa enfatiza que o uso adequado do ChatGPT, como um tutor interativo, pode melhorar significativamente o desempenho acadêmico. Usá-lo apenas como uma máquina de respostas, por outro lado, pode prejudicar o aprendizado. O Modo Estudo está disponível para usuários das versões Free, Plus, Pro e Team do ChatGPT e será lançado para contas ChatGPT Edu nas próximas semanas. A OpenAI também está explorando atualizações futuras, incluindo visualizações avançadas, definição de metas e acompanhamento do progresso, além de personalização baseada em habilidades e nível escolar.
Origem: Link