Prepare seu telescópio ou binóculos! Julho de 2025 promete ser um mês interessante para observadores do céu, com a lua passando por suas diversas fases. No dia 1º de julho, a lua estará na fase crescente, com cerca de 38% de sua superfície iluminada pelo sol. Esta fase, que marca o sexto dia do ciclo lunar, oferece uma excelente oportunidade para identificar diversas formações na superfície lunar.
Com um pouco de sorte e um céu limpo, mesmo a olho nu será possível identificar regiões como Mare Crisium, Mare Tranquillitatis e Mare Fecunditatis. Para quem estiver no Hemisfério Norte, essas formações estarão localizadas no canto superior direito da lua. Já no Hemisfério Sul, o ponto de observação será no canto inferior esquerdo. Se você tiver binóculos, procure pelas crateras Endymion e Posidonius, e também pelo Mare Nectaris.
Para os observadores mais equipados, com telescópios, a experiência será ainda mais rica. Será possível tentar localizar os locais de pouso das missões Apollo 11 e Apollo 17, marcos históricos da exploração espacial. Além disso, procure pela Rupes Altai, uma escarpa circular localizada ligeiramente ao sul dos locais de pouso (ou ao norte, para quem está no Hemisfério Sul). E para quem quiser se planejar, a próxima lua cheia ocorrerá em 10 de julho. As fases da lua, resultado do ciclo de 29,5 dias da órbita lunar, oferecem um espetáculo constante e acessível para todos.
Origem: Link