Diretora do Escritório de Copyright dos EUA Demitida em Meio a Debates sobre IA

A administração Trump demitiu Shira Perlmutter, diretora do Escritório de Copyright dos Estados Unidos, conforme noticiado inicialmente pelo Politico. A demissão ocorre em um momento crucial, logo após o escritório divulgar um relatório que levanta preocupações sobre o uso de material protegido por direitos autorais no treinamento de inteligência artificial (IA) generativa. Este é o terceiro de uma série de documentos que analisam a lei de direitos autorais em relação à IA.

A administração Trump tem demonstrado um forte incentivo para a adoção mais ampla da IA, inclusive com iniciativas da Casa Branca para que agências federais desenvolvam estratégias de IA e nomeiem Chefes de IA. Este movimento levanta questões sobre potenciais conflitos entre a proteção de direitos autorais e o avanço tecnológico da inteligência artificial.

Congressista Joe Morelle, um importante democrata no Comitê de Administração da Câmara, criticou a demissão de Perlmutter, chamando-a de “uma tomada de poder descarada e sem precedentes, sem base legal”. Ele sugeriu que a ação pode estar relacionada à recusa de Perlmutter em aprovar os esforços de Elon Musk para usar obras protegidas por direitos autorais no treinamento de modelos de IA. O debate sobre o uso de conteúdo protegido por direitos autorais para treinar IAs está se tornando cada vez mais acalorado. A demissão de Perlmutter, junto com a anterior demissão de Carla Hayden, bibliotecária do Congresso, intensifica as preocupações sobre a independência e o futuro da proteção de direitos autorais na era da inteligência artificial e o impacto que isso pode ter no cenário da tecnologia e da inovação. O desenvolvimento de IAs depende de grandes volumes de dados, e a questão de como esses dados podem ser usados legalmente está no centro do debate. A decisão da administração Trump pode ter implicações significativas para a indústria de tecnologia e para a forma como os direitos autorais são aplicados em um mundo cada vez mais digital.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima